Título: PREFEITURA RECLAMA DE DANOS CAUSADOS POR FÓRUM
Autor: Chico Oliveira
Fonte: O Globo, 02/02/2005, O País, p. 11
Encerrado o Fórum Social Mundial, que já anunciou a saída de Porto Alegre com o fim de 16 anos de administração petista na cidade, a prefeitura da capital gaúcha reclamou ontem do impacto ambiental do evento nos dois parques em que foi realizado, na orla do Lago Guaíba. Ontem, 400 pessoas trabalhavam na desmontagem da infra-estrutura, trabalho que deverá se estender por cerca de 15 dias. O secretário do Meio Ambiente, Beto Moesch, disse que a grama foi prejudicada e que muita sujeira ficou espalhada.
¿ Houve fogueiras e foram abertos buracos e valas para a instalação dos auditórios e barracas. Houve outros impactos que dificilmente poderão ser avaliados ¿ afirmou Moesch.
¿ É uma discussão pequena, que não corresponde à grandeza do que aconteceu ¿ respondeu Jéferson Miola, coordenador do Fórum Social.
Prefeitura e Fórum assinam termo de compromisso
A coordenação do Fórum e a prefeitura, agora do PPS, assinaram um compromisso para restaurar as áreas degradadas. O documento prevê a manutenção da infra-estrutura implantada na chamada Praça Seca e a reforma da sede do Parque da Harmonia. O trabalho de restauração dos parques será iniciado quando acabar o desmonte das estruturas, diz Miola. Segundo ele, as equipes já desfizeram diversas tendas, mas o trabalho não será rápido.
Ontem ainda ocorreram alguns eventos, como uma reunião dos 533 tradutores da Babels, uma das organizações responsáveis pela tradução simultânea dos eventos.
A prefeitura contesta os dados sobre o público fornecidos pela direção do Fórum. Enquanto Miola diz que foram quase 180 mil participantes, mais do que os 155 mil inicialmente divulgados, o secretário municipal de Indústria e Comércio, Idenir Cecchim, diz que o público ficou em torno de cem mil pessoas.
¿ No Acampamento da Juventude havia 2.180 barracas onde, com boa vontade, não poderiam ser abrigados mais do que 12 mil jovens, enquanto a coordenação do Fórum diz que havia ali 35 mil. Na passeata de abertura, onde se diz que participaram 200 mil pessoas, dificilmente havia mais do que 50 mil ¿ disse Cecchim.
¿ Se o secretário é tão ruim na matemática, como será sua atuação como secretário? ¿ rebateu Miola.
Já segundo a Brigada Militar, no sábado e no domingo circularam pelo território do Fórum cerca de 500 mil pessoas.