Título: DETRAN LIMITA RENOVAÇÃO DE CARTEIRAS
Autor: Ronaldo Braga
Fonte: O Globo, 02/02/2005, Rio, p. 20

Para impedir que os motoristas antecipem a renovação da carteira de habilitação ¿ por causa da mudança das regras pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) a partir de 22 de março ¿ o presidente do Detran, Hugo Leal, anunciou ontem que a partir de hoje só as pessoas que estiverem com o documento vencido ou para vencer em 30 dias poderão marcar seus exames. A corrida para renovar a carteira antes da vigência das novas regras causou aumento de 18,2% na procura em janeiro, em comparação com o mesmo mês do ano passado.

Por causa do desconhecimento das novas regras, centenas de motoristas marcaram os exames de renovação mesmo que a carteira só vá perder a validade dentro de seis meses. Foram emitidas 71.898 carteiras em janeiro de 2004. Desse total, 46.523 em renovação.

Número de renovações tem aumento de dez mil

No primeiro mês deste ano, a quantidade de carteiras emitidas foi de 78.671, sendo 55 mil casos de renovação de documento. Na renovação, houve um aumento de quase dez mil carteiras de habilitação.

Hugo Leal disse que, para evitar ações como esta e os ¿constantes boatos sobre a Resolução 168¿ ¿ que estabelece novas normas e procedimentos para a formação de condutores de veículos ¿ ele decidiu que as 665 mil pessoas que renovarão carteira este ano não precisarão entrar em cursos e fazer aulas práticas em auto escolas e não terão gastos adicionais. A pessoa que renovar a carteira fará apenas uma prova teórica de 30 questões sobre primeiros socorros e direção defensiva. Para passar, terá que acertar 70% das perguntas, ou seja, 18 quesitos.

A obrigatoriedade da realização de cursos de direção defensiva e de primeiros socorros ou de prova para motoristas habilitados antes de 1998 atinge 79% dos motoristas habilitados no estado, ou cerca de 3,6 milhões.

Neste ano, 665 mil terão que renovar a carteira

Segundo dados do Detran, o estado tem 4,6 milhões de motoristas habilitados, sendo que cerca de 665 mil com a carteira a vencer ainda neste ano.

Outra decisão foi a de que as carteiras vencidas há cinco anos não poderão ser renovadas. Os motoristas terão que começar tudo de novo, ou seja, fazer tudo como se fosse a primeira habilitação.

O motorista que demorar também um ano para renovar a carteira terá que fazer todo o processo novamente. Hugo Leal esclareceu ainda que todos os motoristas que tiverem carteira de habilitação categoria B para cima (os que dirigem comercialmente) terão que fazer na hora da renovação um teste psicotécnico ao preço de R$56,26.