Título: NOVO APAGÃO ATINGE O LITORAL GAÚCHO
Autor: Chico Oliveira
Fonte: O Globo, 02/02/2005, Economia, p. 23

Um novo apagão no país ¿ o oitavo do ano ¿ deixou cerca de cem mil pessoas sem luz no litoral Norte do Rio Grande do Sul, onde se localizam as principais praias do estado, entre o fim da noite de segunda-feira e o meio da madrugada de ontem. O blecaute foi causado por um curto-circuito, que provocou incêndio numa torre de transmissão de alta voltagem.

¿ É comum a presença de salitre nos postes e estruturas de alta tensão existentes tanto no litoral gaúcho como em Santa Catarina, pela proximidade da praia. Esse salitre se deposita nos isoladores de cerâmica existentes entre as linhas e a estrutura de madeira. Em condições normais, as chuvas removem esse salitre, mas, como tem chovido pouco, há um acúmulo maior. Durante a noite, com a umidade, forma-se uma solução que é condutora de energia. Por isso houve a queima da estrutura ¿ explicou ontem o coordenador regional de Manutenção da Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), Silvio Francisco Pereira.

Incêndio foi em linha de transmissão em Capão Novo

O incêndio ocorreu na estrutura número 117, próximo a Capão Novo, na linha de transmissão entre Osório e Torres, a principal praia do estado. O apagão começou às 23h24m de segunda-feira, deixando sem energia elétrica 22 mil unidades consumidoras das praias de Torres, Arroio do Sal, Atlântida Sul, Capão Novo e Capão da Canoa, além do município de Terra de Areia.

¿ Não se pode dizer que houve um problema técnico na rede. Foi um problema da natureza porque, com as chuvas regulares, isso não teria ocorrido ¿ acrescentou Pereira.