Título: VASPEX PERDE 116 FRANQUEADOS PARA A VARIG
Autor:
Fonte: O Globo, 02/02/2005, Economia, p. 26

A crise da Vasp já chegou aos franqueados da empresa de transporte de cargas do grupo, a Vaspex. Cento e dezesseis donos de lojas Vaspex ¿ que recebem e despacham encomendas ¿ migraram para a concorrente Velog, do Grupo Varig. Os franqueados da Vaspex reclamam que a credibilidade da empresa acabou sendo afetada pela situação da Vasp, que perdeu a concessão de vôos há uma semana.

¿ Desde outubro, muitos franqueados fecharam as portas, e outros foram para a Velog. Recebíamos cem volumes por dia para envio, mas hoje não passam de 30 ¿ reclama um funcionário da Vaspex.

O presidente da Velog, João Luis Bernes de Sousa, confirmou que 116 franqueados da Vaspex já assinaram pré-contratos e outros 30 estão sob análise. O diretor de cargas da Vaspex, Ronan Hudson, admite que alguns franqueados foram para a concorrente, mas não confirma o número de 116.

¿ Fizemos a rescisão de 62 contratos de franqueados, alguns por iniciativa da própria Vasp. É um movimento normal e já temos novas contratações em andamento ¿ diz Hudson, acrescentando que a Vasp está concentrando esforços nas operações de carga e a Vaspex tem 510 franqueados.

Segundo ele, dois aviões que eram usados no transporte de passageiros serão transformados em cargueiros, aumentando para seis a frota da Vaspex:

¿ Depois do carnaval teremos uma malha aérea com abrangência nacional. A Vaspex usava o porão dos aviões comerciais da Vasp para transporte de carga. Com a suspensão dos vôos tivemos que reformular a malha. Já estamos resolvendo a situação.

A crise da Vasp acabou ajudando a Velog.

¿ Tínhamos 147 franqueados e nosso plano era chegar a 300 em três ou quatro anos. Com esta adesão aceleramos o crescimento, e acreditamos que este ano vamos faturar cerca de US$40 milhões (contra US$25 milhões em 2004). Infelizmente isso aconteceu numa situação difícil para a Vasp. Para nós, esse crescimento não deixa de ter um sabor amargo ¿ diz Sousa.