Título: Grupo diz ter capturado soldado
Autor:
Fonte: O Globo, 02/02/2005, O Mundo, p. 29

Ogrupo extremista Esquadrões al-Mujahedin ¿ que assumiu a autoria do seqüestro do engenheiro brasileiro João José Vasconcellos Júnior ¿ declarou ontem ter seqüestrado um soldado americano, ameaçando decapitá-lo em 72 horas se prisioneiros não forem libertados no Iraque. Uma declaração com a ameaça e uma foto do que seria o refém John Adam foram divulgados num site islâmico na internet. Mas uma empresa de brinquedos americana disse que a figura da foto é igual a de um boneco que fabricava.

O Pentágono afirmou que estava examinando a autenticidade da foto e que não tinha qualquer indicação sobre soldado americano desaparecido no Iraque. Para Liam Cusack, da empresa Dragon Models USA, a figura da foto pode ser um Special Ops Cody, boneco que fabricou em 2003. Ele contou ter sido procurado por um varejista que notou a semelhança.

¿ Pensei de início que era uma piada ¿ afirmou.

Na foto se vê a figura de um soldado uniformizado sentado, com as mãos amarradas para trás, um rifle apontado para sua cabeça e ao fundo uma bandeira preta em que se lê ¿Alá é grande, não há outro Deus se não Alá¿. O rifle poderia ser uma arma de plástico que acompanhava o boneco.

Analista acha uniforme estranho

Há 11 dias, os Esquadrões al-Mujahedin divulgaram um vídeo que mostrava um documento com uma foto do brasileiro seqüestrado três dias antes, num ataque perto da cidade de Baiji, no norte do Iraque. Mas não fizeram qualquer ameaça a ele. O vídeo foi exibido pela TV al-Jazeera, que ontem mostrou a foto do soldado divulgada pelo grupo, para depois, entretanto, tirá-la do ar.

No site, os Esquadrões al-Mujahedin declararam: ¿Nossos heróis foram capazes de seqüestrar o soldado americano John Adam, depois de matarem vários de seus colegas e tomarem outros como reféns. Com a permissão de Alá, vamos decapitá-lo se nossos prisioneiros em prisões das forças ocupantes não forem libertados. Eles têm 72 horas a partir da divulgação desta declaração para atender a nossa exigência, do contrário vamos sacrificar o sangue desse animal infiel.¿

O analista militar James Marks, general reformado, disse à CNN que há dúvidas sobre a autenticidade da foto. Segundo ele, a jaqueta do soldado tem um adorno incomum e as calças parecem estranhas. Marks observou ainda em seu rosto o que parecia ser uma pintura de camuflagem não usada pelas forças convencionais americanas no Iraque.

As forças americanas disseram que quatro presos morreram numa troca de tiros para controlar uma rebelião no campo de prisioneiros de Camp Bucca, no sul do Iraque.