Título: BRASILEIRO: GESTÕES NO LÍBANO
Autor:
Fonte: O Globo, 02/02/2005, O Mundo, p. 29

O embaixador extraordinário para o Oriente Médio, Affonso Celso Ouro-Preto, viajou ontem da Síria ao Líbano em busca de novos contatos para a libertação do engenheiro brasileiro João José Vasconcellos Júnior, desaparecido desde o dia 19 no Iraque. Líderes da comunidade muçulmana do Brasil ¿ xeques Ali Mohammed Abdouni e Jihad Hassan Hammadeh ¿ estão em Beirute, organizando um encontro entre Ouro-Preto e líderes da Associação de Clérigos do Iraque.

Segundo Abdouni, o governo da Jordânia teria recebido informações de que Vasconcellos está vivo. Mas não há nada de concreto sobre a sorte do brasileiro, nem sua localização.

¿ Acreditamos que o engenheiro esteja bem e que, com ajuda das lideranças religiosas do Iraque, possamos convencer os seqüestradores a libertá-lo. Se ele tivesse sido seqüestrado por dinheiro, a família ou o governo já teriam recebido um pedido de resgate. E se alguma coisa de grave tivesse havido com ele, teríamos recebido algum aviso através da rede al-Jazeera ¿ explicou Abdouni.

Foi pela rede al-Jazeera que os seqüestradores mantiveram seu primeiro e único contato. No dia 22, os grupos islâmicos Esquadrões al-Mujahedin e Ansar al-Sunna divulgaram um vídeo reivindicando o seqüestro e mostrando, como prova, a carteira de identidade do engenheiro, funcionário da construtora brasileira Norberto Odebrecht. Desde então, não houve mais notícias sobre o paradeiro de Vasconcellos, capturado em Baiji. Como os dois grupos fazem parte da resistência à ocupação americana e seus militantes são sunitas, o governo brasileiro recorre às lideranças religiosas sunitas. A mais influente é a Associação dos Clérigos do Iraque, cujo porta-voz, Muthama al-Dhari, é respeitado, já tendo sido preso pelos EUA.

Os dois xeques brasileiros enviaram uma carta à Associação de Clérigos do Iraque, pedindo aos seqüestradores que libertem Vasconcellos e lembrando que o Brasil é um pais amigo da causa árabe e muçulmana.

¿ O encontro entre Muthama al-Dhari e o embaixador Ouro-Preto será amanhã (hoje) ¿ garantiu Abdouni.

Em Juiz de Fora, a família do engenheiro está cautelosa.

¿ Estamos aguardando, torcendo para que seja verdade (que ele esteja vivo) e que o João, em breve, esteja conosco ¿ disse a irmã, Karla.