Título: GRIPE DE AVE FAZ MAIS UMA VÍTIMA NO VIETNÃ E TERIA CHEGADO AO CAMBOJA
Autor:
Fonte: O Globo, 02/02/2005, Ciência e Vida, p. 34

Uma mulher cambojana que morreu no Vietnã no último domingo foi vítima da gripe de aves, confirmaram ontem autoridades sanitárias, reafirmando que o vírus segue fazendo vítimas humanas e se espalhando pela região.

¿ Os exames mostraram que ela foi infectada pelo vírus ¿ afirmou o médico do Hospital Geral de Kien Giang responsável pelo tratamento de Tit Sakhan, de 25 anos.

Autoridades do Camboja informaram ontem que não há confirmação de que haja um surto do vírus H5N1 em seu país, mas a Organização Mundial de Saúde (OMS) afirmou que a doença pode ter chegado a Camboja, Laos e Mianmar. Parentes de Tit Sakhan contaram que a família comeu algumas galinhas de sua criação, que morreram.

¿ Todos nós estamos nervosos porque algumas pessoas vêm apresentando dificuldades de respirar e dores no peito ¿ contou Ngoy Oy, pai de Tit. ¿ Ninguém consegue dizer que tipo de doença temos.

Um irmão da moça, de 14 anos, morreu 12 dias antes dela, aparentemente também vítima da gripe de aves.

Vietnã anuncia extermínio de patos

O vírus que provoca febre alta, tosse, pneumonia aguda e apresenta a assustadora taxa de letalidade de 80% infectou até agora 45 pessoas desde que ressurgiu no fim do ano passado: 33 no Vietnã e 12 na Tailândia.

Autoridades sanitárias do Vietnã confirmaram ontem a ocorrência de mais um caso da doença. Trata-se de um homem, de 24 anos, que está internado desde o último dia 25 e se encontra em recuperação.

Aparentemente, todas as pessoas que contraíram a doença pegaram o vírus de aves infectadas, mas especialistas temem que o H5N1 já tenha sofrido uma mutação que o tornaria facilmente transmissível entre humanos, deflagrando uma epidemia global de gripe que poderia matar milhões de pessoas.

Autoridades do Vietnã anunciaram ontem uma medida drástica que tem por objetivo impedir uma epidemia. Todas as criações de patos da Cidade de Ho Chi Minh, com dez milhões de habitantes, serão exterminadas. Os patos podem transmitir o vírus sem apresentar sintomas.