Título: Dirceu ameaça Virgílio com retaliação
Autor: Gerson Camarotti e Ilimar Franco
Fonte: O Globo, 04/02/2005, O País, p. 3

O chefe da Casa Civil, José Dirceu, entrou com disposição na campanha do deputado Luiz Eduardo Greenhalgh (PT-SP) à presidência da Câmara e atacou o candidato avulso Virgílio Guimarães (PT-MG). Na noite de quarta-feira, na casa do presidente da Câmara, João Paulo Cunha (PT-SP), durante jantar com os líderes dos partidos da base governista, Dirceu disse que Virgílio e os parlamentares que o apóiam sentirão o peso da retaliação do governo.

¿ A partir do dia 15 de fevereiro o Virgílio estará lascado; ele e a turma dele; ele quer nos arrebentar. Com o governo não tem mais conversa com esse pessoal. Ele foi se aliar logo com o Garotinho e com esses caras da Comissão de Orçamento! ¿ afirmou Dirceu, segundo três participantes do jantar.

O líder do PP, José Janene (PR), perguntou a Dirceu se suas declarações poderiam ser relatadas aos deputados. O ministro disse que sim. Ele não sabia, porém, que antes de sua chegada ao jantar, o ministro da Coordenação Política, Aldo Rebelo, condenara a tática de retaliação.

¿ Não é hora de esmagar o Virgílio. Ele vai virar vítima, como aconteceu com a Luizianne Lins em Fortaleza. Nós precisamos é convencer os partidos e mostrar que as candidaturas avulsas detonam a hierarquia e a disciplina partidárias ¿ disse Aldo, referindo-se à prefeita de Fortaleza, que se elegeu sem o apoio da direção do PT.

Os líderes da base se comprometeram a voltar a Brasília na próxima quinta-feira para intensificar a campanha de Greenhalgh. No encontro, foi feita uma avaliação positiva da campanha e se concluiu que é possível decidir a eleição no primeiro turno, pois Greenhalgh tem condições de conquistar até 14 de fevereiro, dia da eleição, mais dos que os 275 votos do total de 513 deputados.

Ministro vai a Cuba

Dirceu decidiu passar o carnaval em Cuba. Oficialmente, vai representar o governo Lula na 14 Feira Internacional do Livro em Havana, visitada ontem pelo ministro da Educação, Tarso Genro. O Diário Oficial publicou ontem comunicado da viagem de Dirceu, de hoje até 9 de fevereiro, com ônus limitado para o governo. A Casa Civil garantiu que o ministro pagará as despesas com passagem e estadia porque fará passeios pessoais. O comunicado da Casa Civil indica que ele viajará como ministro e terá garantias e mordomias, como segurança e transporte especial destinado às autoridades, e continuará recebendo o salário nos dias de folga.