Título: GOVERNO LANÇA AGENDA PARA REDUZIR GASTOS DE CUSTEIO DA ADMINISTRAÇÃO
Autor: Valderez Caetano
Fonte: O Globo, 03/02/2005, O País, p. 5

Alvo de críticas pesadas contra o aumento de gastos com o custeio da máquina pública, o governo divulgou ontem uma ¿Agenda da Eficiência¿. Segundo o ministro interino do Planejamento, Nelson Machado, a meta é reduzir os custos dos bens e serviços adquiridos pela administração pública, inclusive passagens aéreas e diárias em hotéis. Outra preocupação é tornar a prestação de contas mais transparente.

Entre as medidas prioritárias da agenda, segundo o ministro, estão a ampliação do sistema de compras eletrônicas e a disseminação do uso do cartão corporativo.

Pequenos gastos serão acompanhados

O governo pretende ampliar o uso do cartão corporativo, sistema centralizado no Banco do Brasil, capaz de acompanhar pequenos gastos do governo, desde as compras mais simples, como pilhas para gravadores ou disquetes de computador, até diárias e passagens aéreas para funcionários em serviço. As compras no cartão, por ordenador de despesas, é limitada a R$8 mil. Segundo o ministro, a meta é ampliar dos 3.144 cartões atuais para 27 mil até meados de 2006.

Entre as medidas anunciadas ontem está a simplificação e modernização do pregão eletrônico, considerado um forte instrumento de redução de custo nas compras governamentais. Trata-se de um sistema de licitação ou tomada de preços via internet, que desde 2001 trouxe economia de cerca de 20% no total das compras feitas na administração pública.