Título: SERRA COMPARA SÃO PAULO À CHICAGO DOS ANOS 30
Autor:
Fonte: O Globo, 03/02/2005, O País, p. 12
Sem citar nominalmente a ex-prefeita Marta Suplicy (PT), o prefeito José Serra (PSDB) fez ontem o mais duro ataque à gestão de sua antecessora. Ele afirmou que recebeu denúncias de corrupção e as comparou à situação de Chicago nos anos 30, quando gângsteres disputavam o comércio de bebidas na Lei Seca. Serra disse que tem ouvido muitas denúncias de camelôs que dizem estar sendo achacados por fiscais.
¿ As pessoas têm medo de fazer as denúncias e assumi-las, têm medo de represálias, porque não confiam que os denunciados serão efetivamente afastados. Isso parece com a Chicago dos anos 30, no que daqui a pouco São Paulo poderia se transformar se for nesse ritmo. Não podemos permitir isso em nome de nada, de nenhuma causa política, de nenhuma acomodação. Essa questão é essencial para nós ¿ disse Serra, em reunião com os subprefeitos.
Tucano voltou a reclamar da situação da prefeitura
Serra criticou a presença de apenas um terço da equipe na reunião e voltou a queixar-se do caos em que encontrou a prefeitura. Disse que as 31 subprefeituras estão inchadas. E, novamente, falou das denúncias:
¿ Tenho ouvido na rua camelôs dizendo que são achacados por fiscais. Tenho recebido reclamações de pessoas que vão fazer uma reforma ou que têm um projeto e que estão sendo achacadas pelas coordenadorias de uso do solo urbano, que parecem ser o foco principal da roubalheira em São Paulo. Deve ter gente que não rouba, mas também tem gente que rouba. Precisamos ficar em cima.
Os contratos das subprefeituras com empresas terceirizadas, como poda de árvores e capina de ruas e avenidas, foram apontados por Serra como falhos e propícios à corrupção.
¿ Esses contratos, como são feitos, favorecem a corrupção. Por exemplo: contrato com pagamento mensal e não por dia é para favorecer a corrupção, porque trabalhe ou não, está se pagando. Isto tem de ser refeito.
Trabalho de fiscalização também foi citado
O trabalho de fiscalização, foco de corrupção no governo do ex-prefeito Celso Pitta ¿ quando chegou a ser investigada uma suposta máfia de fiscais ¿ também foi citado.
¿ A partir do momento em que forem nomeados novos coordenadores, os subprefeitos serão responsáveis. Não vou querer saber por que fulano foi indicado. Isso tem que acabar em São Paulo. É um absurdo. Tira a legitimidade da ação da prefeitura, desmoraliza o setor público e explora comerciantes e moradores. Temos que investigar rigorosamente todas as suspeitas, para ter uma punição exemplar.