Título: DESARTICULADO ESQUEMA DE TRÁFICO NO INTERIOR
Autor:
Fonte: O Globo, 02/02/2005, Rio, p. 17

Em operação que mobilizou 250 agentes da Polícia Federal de Brasília, Rio e Campos, além de 120 homens da Polícia Militar, foi desarticulado ontem o mais rentável esquema de tráfico de drogas do interior fluminense, que movimentava cerca de R$2,5 milhões por mês com a venda de 30 quilos de cocaína e meia tonelada de maconha. Batizada de Petisco, a operação prendeu ao todo 43 pessoas, entre elas dois PMs, um guarda municipal e um funcionário da prefeitura de Campos que trabalhava na delegacia da Polícia Civil da cidade. Também foram presas uma jornalista e uma advogada, esta última suspeita de gerenciar os negócios da quadrilha de um escritório em Juiz de Fora. Em Brasília, o ministro da Justiça, Márcio Thomaz Bastos, destacou o trabalho conjunto da PF e da Polícia Militar:

¿ A Operação Petisco foi mais uma demonstração da ação desencadeada pela União no estado e o trabalho conjunto dos órgãos de segurança pública local e federal. Nos últimos 18 meses, a Policia Federal conseguiu prender mais de 200 pessoas, em operações como esta.

Dois PMs seriam informantes da quadrilha

Nas primeiras horas da manhã de ontem, os agentes federais (que usaram como base das operações o quartel do Exército de Macaé) começaram a cumprir os mandados de prisão. Cerca de cem mandados (de prisão e de busca e apreensão) foram expedidos. Dois policiais militares lotados no 8º BPM (Campos), Ralidh Machado Dias e Marco Tavares Pessanha, foram presos, acusados de facilitar as ações da quadrilha e passar informações privilegiadas de operações da polícia aos traficantes. O comando da PM em Campos informou que os dois já estavam afastados e vinham sendo investigados internamente. Também foram presos um guarda municipal, Luís Carlos Melo Reis, e um outro servidor municipal de Campos, que estava cedido para trabalhar no setor de abastecimento de combustíveis da 134ª DP (Campos).

Em Juiz de Fora, foi presa a jornalista Marilia Ester Nahfus. Em Belo Horizonte, a PF prendeu a advogada Lucimara Lucas Amaral, que trabalhava em uma agência de automóveis que pertencia ao traficante André Fiúza. Em Cabo Frio, foi preso Luiz Cláudio da Silva Santos.

O maior número de prisões aconteceu na favela Tira-Gosto, na periferia da cidade, onde no fim da madrugada um helicóptero da Polícia Federal passou a monitorar a ocupação. Todos são acusados de tráfico ou associação ao tráfico de drogas. Foram presos Nelson Francisco Neto, Louderli Raimundo da Hora, Rildo Barcelos de Souza, Maycon André Rangel Fiúza, Ronaldo Luiz dos Santos Pinto, Thiago Fiúza de Souza, Adilson Alcebíades dos Santos Júnior, Roberto Junior Bernardo dos Santos, Geraldo Antonio Terra, Silvio Costa Filho, Renato Ribeiro Gomes, Ralpe da Silva Barreto, Carlos Alberto da Costa, Wilson Martins, Fabiano da Silva Muni, Jonas de Paula, Fabio de Alvarenga Cabral, Fábio da Silva Santos, Jéferson Rodrigo Sales, Messias Cordeiro de Souza, Carlos Alberto Simões de Souza, Marcelo Luiz Rodrigues e Vitor Hugo da Conceição Lopes, este último em Grussaí, São João da Barra.

Chefe da quadrilha foi preso em janeiro

Segundo o delegado federal José Mariano, chefe do escritório da Missão Suporte que funciona na PF do Rio, o tráfico na favela Tira-Gosto, a maior de Campos, tinha um esquema muito organizado, implicando em rodízios de ¿gerentes¿ e informantes. O chefe de todo o negócio era o comerciante André Fiúza. No início de janeiro, na Praia do Açu, em São João da Barra, ele foi preso pela PF quando recebia um carregamento de maconha do Paraguai. A partir dessa prisão, as investigações, que começaram há quatro meses, ganharam maior agilidade.

Segundo os policiais federais, o esquema do tráfico implantado por Fiúza na favela Tira-Gosto, em Campos, tinha diferenciais que chamavam a atenção, como o fato de ele não ser intimamente ligado a nenhuma facção do Rio, comprando a droga no Paraguai, sem aval de traficantes mais fortes. Ao mesmo tempo, Fiúza mantinha negócios de fachada na cidade mineira de Juiz de Fora, onde era apontado como um próspero empresário.