Título: BRASIL APELA A ASSOCIAÇÃO MUNDIAL
Autor:
Fonte: O Globo, 03/02/2005, O Mundo, p. 36

O governo brasileiro pediu ontem ajuda à influente Associação Mundial de Clérigos Islâmicos para libertar o engenheiro João José Vasconcellos Jr., seqüestrado no dia 19 no Iraque. O apelo foi feito durante um encontro do embaixador extraordinário para o Oriente Médio, Affonso Celso de Ouro-Preto, com o xeque Faissal Maolawi, que prometeu enviar hoje nota a todas as empresas de comunicação do mundo árabe.

¿ Vamos pôr todo o nosso empenho para ajudar o governo brasileiro. Como o engenheiro é inocente, temos muita esperança de que seja libertado ¿ disse Maolawi, líder do partido libanês Jamaa Islamya e membro da Associação Mundial de Clérigos Islâmicos, que reúne líderes sunitas de vários países, inclusive o Iraque.

O encontro foi promovido por pelos xeques Ali Mohammed Abdouni e Jihad Hassem Haddeh, da comunidade islâmica brasileira, que falaram também com Muthana al-Dhari, porta-voz da Associação de Clérigos Muçulmanos do Iraque.

O grupo Esquadrões al-Mujahedin assumiu no dia 22 a autoria do seqüestro. Sobre grupos de resistência à ocupação americana que atuam no Iraque, Maolawi comentou:

¿ São grupos novos, que não conheço. Mas faremos o possível para transmitir o apelo.

Negociador diz que caso de brasileiro parece difícil

Quem conhece bem a situação no Iraque e já intermediou mais de uma vez negociações em seqüestros é o xeque de Saida (sul do Líbano) Maher Hammoud. Em julho, ele ajudou a negociar a libertação do filipino Angelo della Cruz. Hammoud disse ao GLOBO que o caso de Vasconcellos ¿parece difícil¿.

¿ Cada caso é um caso. E posso contar vários. No caso do filipino, o governo prometeu retirar as tropas do Iraque em 20 de agosto. Os seqüestradores pediram a saída imediata e finalmente a retirada foi antecipada para 31 de julho ¿ contou.

Segundo Hammoud, Vasconcellos pode ter sido considerado um inimigo pelos seqüestradores porque estava num comboio da empresa de segurança britânica Janusian Risk Management quando foi capturado. No ataque, morreram um iraquiano e um britânico. Outra complicação, disse, é o fato de a Odebrecht ter escritórios nos EUA. Se os seqüestradores pertencem a grupos nacionalistas ou religiosos, afirmou, seu objetivo é obrigara tropas e empresas estrangeiras a sair do Iraque.

¿ O governo chinês libertou seus reféns com a promessa de que nenhuma empresa da China operaria no Iraque. O que fez a Odebrecht? ¿ perguntou.

Luiz Henrique Vasconcellos, irmão do engenheiro, reconheceu ontem que o Itamaraty está fazendo contatos em várias frentes para libertar seu irmão, mas lamentou a falta de informações objetivas:

¿ Essas ações estão sendo tomadas, mas o efeito prático disso, como uma imagem ou algo que possa tranqüilizar a família, ainda não temos.