Título: SHARON E ABBAS FARÃO REUNIÃO DE CÚPULA NO EGITO NA PRÓXIMA SEMANA
Autor:
Fonte: O Globo, 03/02/2005, O Mundo, p. 37

O primeiro-ministro israelense, Ariel Sharon, e o presidente palestino, Mahmoud Abbas, se reunirão na próxima semana no Egito. Será o primeiro encontro, nos últimos quatro anos, entre os líderes de Israel e da Autoridade Nacional Palestina (ANP).

A reunião de cúpula foi sugerida pelo presidente do Egito, Hosni Mubarak, e será na terça-feira, na cidade egípcia de Sharm el-Sheik, na costa no Mar Vermelho. Mubarak e o rei Abdullah I, da Jordânia, mediarão as conversações para tentar estabelecer um acordo de cessar-fogo e a implementação do Mapa da Paz ¿ plano apoiado pelos Estados Unidos que visa à criação de um Estado palestino.

Um membro do governo israelense disse que a ida de Sharon, que durante quatro anos se recusou a negociar diretamente com o ex-presidente Yasser Arafat, seria para buscar o compromisso palestino para a ¿prevenção do terrorismo¿, com a dissolução dos grupos extremistas.

O primeiro-ministro da ANP, Ahmed Qorie, disse que Abbas busca a promessa israelense de interromper as ações militares contra palestinos, libertar militantes presos e retirar os soldados dos territórios ocupados.

Qorie prometeu que será feito ¿cem por cento de esforço¿ para manter a segurança, mas afirmou esperar que Israel honre as obrigações do Mapa da Paz, incluindo a redução dos assentamentos na Cisjordânia.

Mas há divergências na solução dos compromissos. Israel planeja deixar a Faixa de Gaza este ano, porém pretende manter os assentamentos. No caso da criação de um Estado palestino, Sharon prefere um projeto de longo prazo com a supervisão israelense, enquanto Abbas quer uma independência plena nos próximos anos.

Um dia antes da reunião no Egito, estão previstos encontros da secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, com Sharon, em Jesusalém, e Abbas, em Ramallah.