Título: Virgílio deixa Fortaleza de mãos abanando
Autor: Ilimar Franco
Fonte: O Globo, 04/02/2005, O País, p. 4

O candidato dissidente do PT à presidência da Câmara, Virgílio Guimarães (PT-MG), esteve ontem em Fortaleza em campanha e foi embora sem obter apoio. Ele cumpriu um roteiro de visitas a tucanos cearenses. Esteve com o governador Lúcio Alcântara, com o senador Tasso Jereissati e com o presidente da Assembléia Legislativa, Marcos Cals.

Apesar da caneta que ganhou com a logomarca da candidatura do petista, Jereissati disse apenas que a visita foi de cortesia. Há cerca de 15 dias, o governador cearense declarou apoio ao candidato oficial do PT, Luiz Eduardo Greenhalgh (SP).

Nenhum representante do PT recepcionou Virgílio. A visita a Fortaleza foi coordenada pelo deputado José Arnon (PTB-CE), um dos 22 nomes da bancada cearense na Câmara. A prefeita Luizianne Lins não abriu espaço na agenda para receber Virgílio. No entanto, ela se encontrou com Greenhalgh quando ele foi à capital cearense.

Demonstrando irritação, depois da visita ao Ceará, Virgílio foi a Recife, de onde saiu com apenas uma declaração de voto: o do deputado Inocêncio Oliveira, que se transferiu do PFL para o PMDB. O deputado federal Carlos Eduardo Cadoca (PMDB-PE) disse que Virgílio deixou Recife com seis votos garantidos, mas não deu os nomes dos deputados. Oficialmente, apenas o próprio Cadoca, além de Inocêncio e Gonzaga Patriota (PSB-PE), apóiam Virgílio.