Título: Greenhalgh promete construir 78 banheiros na Câmara de Deputados
Autor: Ilimar Franco
Fonte: O Globo, 04/02/2005, O País, p. 4

O candidato do PT à presidência da Câmara, Luiz Eduardo Greenhalgh (PT-SP), pretende construir 78 banheiros individuais no Anexo III da Casa se eleito. Vai atender a antiga reivindicação dos 78 deputados, a maioria petistas, que têm gabinetes naquele prédio e usam banheiros coletivos. Esse é um dos 21 compromissos que o petista, cujo gabinete parlamentar fica neste prédio, está assumindo em sua plataforma para eleger-se presidente no próximo dia 14. Ele não assumiu compromissos de aumentar os subsídios e as verbas de gabinete dos deputados.

¿Dar aos gabinetes do Anexo III estrutura física equivalente aos do Anexo IV¿, diz o texto, referindo-se ao prédio conhecido como Serra Pelada, por causa da cor amarelo-ouro, onde fica a maioria dos gabinetes, todos dotados de banheiros privativos.

A proposta do candidato oficial do PT foi feita depois de consultas a líderes e parlamentares e divulgada ontem no site do PT. Nela, Greenhalgh se compromete a contratar mais funcionários para dar assessoria técnica aos parlamentares. No texto, ele diz que vai ampliar o quadro de consultores legislativos e promover concursos públicos para o preenchimento de vagas existentes no quadro efetivo. Hoje a Câmara tem 193 consultores legislativos.

Petista quer mudar elaboração do Orçamento

Para viabilizar o cumprimento imediato de pelo menos uma dessas promessas, o presidente da Câmara, João Paulo Cunha (PT-SP), prorrogou ontem, por mais dois anos, a validade de concurso para consultores em 21 áreas.

No campo político-legislativo, os compromissos de Greenhalgh são: instituir uma agenda mensal de votações em plenário; negociar com o Executivo a execução das emendas parlamentares ao Orçamento; negociar com o Executivo para que a edição de medidas provisórias obedeça a critérios de urgência e relevância; mudar o processo de elaboração do Orçamento; dar prioridade aos projetos de iniciativa dos deputados.