Título: Ponte no PR caiu por causa da chuva, conclui DNIT
Autor:
Fonte: O Globo, 04/02/2005, O País, p. 11

O Departamento Nacional de Infra-Estrutura dos Transportes (Dnit) concluiu que a ponte sobre a represa Capivari-Cachoeira, na Rodovia Régis Bittencourt, entre Paraná e São Paulo, desabou em conseqüência de uma ¿catástrofe natural impossível de ser prevista¿. Segundo o engenheiro Eduardo Calheiros, coordenador de Estruturas do Dnit, o aterro da ponte, construída em 1973, foi projetado para resistir à chuva mais intensa registrada nos 30 anos anteriores à construção.

¿ Não poderíamos prever um temporal como o do dia do desastre. Não chovia assim desde a década de 40 ¿ disse.

Em duas horas choveu 83 milímetros em Campina Grande do Sul, o equivalente ao total de chuvas de janeiro de 2001. O temporal provocou o deslizamento de mais de 40 toneladas de terra, que atingiram um dos pilares de sustentação da ponte, provocando o desabamento.

Para o engenheiro Mauro Lacerda, da Universidade Federal do Paraná, uma falha na drenagem do aterro que sustenta a cabeceira da ponte contribuiu para que a estrutura ruísse. O defeito foi confirmado pelo engenheiro do Dnit Ronaldo Jares. Mas mesmo sem a falha, segundo ele, o deslizamento não seria evitado.