Título: IRAQUE: VITÓRIA XIITA NAS URNAS
Autor:
Fonte: O Globo, 04/02/2005, O Mundo, p. 28

Autoridades iraquianas anunciaram ontem os primeiros resultados da eleição de domingo, que confirmaram a esperada preponderância xiita. Mas insurgentes interromperam um período de relativa calma iniciado com a votação e mataram pelo menos 26 iraquianos e dois fuzileiros navais em novos ataques.

A Aliança Iraquiana Unida - apoiada pelo influente aiatolá xiita Ali al-Sistani - obteve nada menos que 1,1 milhão do total de 1,6 milhão de votos contados em Bagdá e mais cinco das oito províncias iraquianas. Já a lista do primeiro-ministro interino Iyad Allawi conseguiu mais de 360.500 votos.

Os resultados são, entretanto, limitados para indicar uma tendência nacional. Correspondem a 25% dos votos em Bagdá e a contagens parciais em cinco províncias dominadas por xiitas, onde se esperava uma vitória acachapante da Aliança. A comissão eleitoral espera divulgar o resultado completo no início ou no meio da semana que vem. Os iraquianos elegeram os 275 membros da Assembléia Nacional, que formará um novo governo.

No ataque mais violento relatado ontem, insurgentes obrigaram um microônibus a parar perto de Kirkuk, ordenaram a saída de recrutas do Exército que estavam a bordo e executaram 12 deles. Dois soldados foram poupados com a ordem de advertir outros a não integrar as forças iraquianas apoiadas pelos EUA.

Em Baquba, rebeldes abriram fogo contra um carro, matando dois trabalhadores iraquianos. Numa estrada perto de Bagdá, rebeldes atacaram um comboio da polícia iraquiana, matando dois policiais e ferindo 14. Dezesseis estavam desaparecidos. Pelo menos 12 civis iraquianos morreram em outros ataques no dia mais violento desde a eleição de domingo.