Título: PAPA SE RECUPERA E PODE LER MENSAGEM DOMINGO
Autor:
Fonte: O Globo, 04/02/2005, O Mundo, p. 29

O estado de saúde do Papa João Paulo II melhorou ontem e o Vaticano já prevê que ele poderá deixar o hospital Gemelli de Roma, onde está internado, em uma semana. De acordo com o comunicado divulgado ontem pelo Vaticano, João Paulo está tendo uma "evolução positiva." O Vaticano estuda a possibilidade de o Papa se dirigir aos fiéis no domingo, por meio de uma mensagem que poderia ser gravada ou mesmo transmitida da janela de seu quarto no hospital.

Segundo o porta-voz do Vaticano, Joaquín Navarro-Valls, o Papa teve uma noite tranqüila.

- A infecção aguda da laringe e da traquéia está em fase regressiva e os episódios de espasmos na laringe que causaram a hospitalização urgente não se repetiram - disse Navarro-Valls, lendo um comunicado de apenas três frases.

Porém, além das poucas palavras oficiais emitidas pela Santa Sé, outros sinais indicaram que a saúde de João Paulo estaria melhorando. O Vaticano examina a possibilidade de o Papa rezar o Angelus, domingo, do hospital. Não se sabe ainda se falaria ao vivo ou se gravaria um texto. Uma mensagem falada pela janela de seu quarto seria pouco indicada, pois o ar frio do inverno romano poderia provocar uma recaída em sua gripe.

Cardeal Battista Re diz que o perigo já passou

Fontes do Vaticano chegaram a falar ontem que está se buscando uma forma de o Papa enviar uma saudação para os seminaristas romanos que celebrarão amanhã, na Basílica de São Pedro, a festa da Virgem da Confiança, protetora do principal seminário de Roma.

Perguntado quanto tempo demoraria para o Papa deixar o hospital, Navarro-Valls disse:

- Minha experiência pessoal quando tenho gripe, como já disse, é que a gripe dura sete dias ou uma semana.

Em outra indicação de que o Papa está se recuperando, Giovanni Battista Re, um dos fortes concorrentes à sucessão do Pontífice, disse que a atmosfera no Vaticano é de tranqüilidade:

- O perigo já passou.

Numa das poucas notícias que chegaram à imprensa, a agência Ansa afirmou que João Paulo já estava conseguindo beber água.

Mensagens de todo o mundo continuaram a chegar ao hospital ontem. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva enviou uma mensagem ao Papa quarta-feira: "Em meu nome e de todos os brasileiros que têm pela Sua Santidade especial carinho e apreço, transmito os votos da mais rápida e plena recuperação."

Vaticano divulga texto de Papa sobre 'sinais da morte'

O turco Ali Agca, que tentou matar o Papa em 1981, enviou ontem votos de que ele se recupere, antes de completar com uma estranha mensagem. "Agora o senhor tem que confirmar a Verdade Divina de que estamos chegando ao fim do mundo. Esta é a última geração da Humanidade na Terra", disse Agca, que, após ser libertado na Itália pelo ataque ao Papa, foi extraditado para a Turquia onde está preso pela morte de um jornalista.

Em uma curiosa coincidência, o Vaticano publicou ontem uma mensagem de João Paulo II, datada de 1º de fevereiro, na qual ele discorre sobre os "sinais da morte", no contexto do transplante de órgãos. Na verdade, o Papa se refere a um grupo de estudos da Academia Pontifícia de Ciências sobre o tema, sem acrescentar ou eliminar os atuais ditames da Igreja sobre o tema. Ele ressalta que a Igreja encoraja a doação "mas sublinha as condições éticas para tal doação".

Referindo-se aos membros do grupo de estudo, o Papa afirma que "vocês escolheram explorar a questão particular dos 'sinais da morte', com base nos quais a morte clínica de uma pessoa pode ser estabelecida com uma certeza moral, de forma a proceder com a remoção de órgãos para transplante". O Papa não explicita, no entanto, o que considera serem os sinais necessários para que alguém possa ser considerado morto, mas diz que a posição rigorosa da ciência deve vir em primeiro lugar.

www.oglobo.com.br/mundo

Legenda da foto: UMA MULHER mexicana, que foi ao hospital Gemelli, em Roma, rezar pelo Papa, mostra uma quadro no qual João Paulo é abraçado pela Virgem Maria