Título: Encontro de Virgílio e Garotinho irrita PT, aliados e até a oposição
Autor: Isabel Braga e Maria Lima
Fonte: O Globo, 10/02/2005, O País, p. 4

Petistas, líderes aliados e até a oposição reagiram com indignação ao encontro festivo do deputado Virgílio Guimarães (PT-MG) com o secretário de Governo do Rio e presidente do PMDB fluminense, Anthony Garotinho, no Sambódromo. Amigos de Virgílio no PT classificaram o encontro como triste e lamentável. O presidente do partido, José Genoino, disse que Garotinho está usando Virgílio para atacar o governo.

O deputado Paulo Bernardo (PT-PR), que votou em Virgílio na disputa interna pela indicação do candidato, reagiu ao encontro com ironia.

¿ Quando vi a foto de Virgílio abraçado com Garotinho achei que ele tinha sido seqüestrado. Isso só tira mais votos dele, que começou a campanha com o trunfo de ser um dos samurais do Lula e acabou no colo dos adversários do governo. Perdeu o rumo e a compostura.

O deputado Paulo Rocha (PA), amigo de Virgílio, também não escondeu sua decepção:

¿ É triste, é muito decepcionante. É um caminho que ele trilhou e que cada vez mais parece não ter volta.

No site do PT, Genoino condena encontro

No site do PT, Genoino condenou o encontro:

¿ Lamento que a candidatura de Virgílio esteja sendo usada por Garotinho para fazer seu proselitismo costumeiro e sectário contra o governo. Os petistas do Rio e os prefeitos do partido no estado sabem bem quem são Garotinho e a governadora Rosinha Matheus. Vejo com muita tristeza esse abraço de Virgílio e Garotinho.

Para o líder do PSB na Câmara, Renato Casagrande (ES), a candidatura de Virgílio perde com a polarização no PMDB.

¿ Quanto mais Garotinho falar pró-Virgílio, melhor para Greenhalgh ¿ disse Casagrande.

Para líderes da oposição, Virgílio fez uma opção arriscada ao politizar sua candidatura.

¿ É uma péssima jogada. Ele está politizando sua campanha. Uma aparição como essa não permite transmitir a bandeira de defesa da instituição Câmara. Certamente vai perder votos ¿ afirma o líder do PFL, Rodrigo Maia (RJ), filho do prefeito Cesar Maia, adversário político de Garotinho.

Hoje, os candidatos à presidência da Câmara se enfrentam em debate na rádio CBN. Amanhã, a pedido dos próprios candidatos, integrantes da bancada ruralista irão ouvir os cinco concorrentes.