Título: CNBB: missão do Papa só termina com a morte
Autor: Heliana Frazão
Fonte: O Globo, 10/02/2005, O País, p. 9

Após ler uma mensagem do Papa João Paulo II sobre o lançamento ontem da Campanha da Fraternidade deste ano, que terá como tema ¿Solidariedade e paz¿, o presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Geraldo Majella Agnelo, defendeu a permanência de João Paulo, apesar das especulações sobre uma eventual renúncia, reforçadas após o agravamento de seu estado de saúde. Para a CNBB, João Paulo II deve permanecer no comando até a morte:

¿ Penso que ele tem o propósito de governar a Igreja como uma missão, que somente terminará com sua morte.

Dom Geraldo acrescentou que, mesmo que o Papa estivesse incapacitado, a Igreja não poderia destituí-lo, segundo o direito canônico. Na opinião do presidente da CNBB, enquanto João Paulo tiver condição de se comunicar, ficará no posto.

Papa envia mensagem por escrito para a campanha

Na mensagem escrita, o Papa demonstra o seu desejo de aderir à campanha, considerando ¿felizes os que promovem a paz¿. Diz ainda que, num mundo marcado pela violência, os cristãos que partilham o empenho pela promoção da paz e da solidariedade, tornam-se instrumentos eficazes de evangelização e um exemplo para todos a fim de construir uma sociedade mais fraterna e mais atenta às necessidades dos pobres.

Falando mais precisamente sobre o tema da campanha da fraternidade, o presidente da CNBB observou que a paz se faz com a união de todos:

¿ Cabe aos governos fazerem sua parte, trabalhando para criar condições de paz, mas cada cidadão deve fazer igual.

Ele renovou o pedido para que os governantes olhem para a situação de miséria no país.

¿ Essas condições também podem contribuir para a paz social. A miséria não tem dignidade ¿ frisou Dom Geraldo.