Título: Na Febem, menor é espancado por cinco internos
Autor:
Fonte: O Globo, 10/02/2005, O País, p. 9

Um interno de 17 anos foi espancado no início da madrugada de ontem na unidade da Vila Maria da Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor (Febem). A vítima foi agredida por cinco internos, dois maiores de idade.

Washington Aparecido Oliveira e Vanderlei Aparecido Siqueira, ambos de 18 anos, foram indiciados por tentativa de homicídio e levados para o Centro de Detenção Provisória do Belém. Os três agressores menores de idade retornaram à Febem. A vítima ficou com o rosto desfigurado.

Segundo funcionários da Febem, a agressão só foi percebida pela manhã, quando os monitores notaram que o adolescente era o único que não havia saído do quarto.

A vítima não queria sair da cama e tentou esconder o rosto com o lençol. O adolescente foi, então, enviado para o pronto-socorro de Vila Alpina. De acordo com funcionários, o jovem sofreu leve traumatismo craniano e tinha diversos hematomas pelo corpo.

Vítima teria desavença com grupo de agressores

O motivo da agressão seria uma rixa entre a vítima e os agressores. Os monitores dizem que a vítima estaria envolvida com um grupo que pretendia esfaquear um dos acusados.

Segundo funcionários, os envolvidos na agressão são internos de nível quatro, acusados de crimes como tráfico de drogas, homicídio e latrocínio (roubo seguido de morte).

Em depoimento no 81 Distrito Policial (Belém), os jovens apresentaram uma mesma versão para se defender: alegaram que a vítima teria caído no chão e se debatido muito.

Monitores da Febem realizaram uma revista na unidade 3, mas não encontraram nenhum objeto que pudesse ter sido usado na agressão.