Título: Mais um tri para o bicho
Autor: Dimmi Amora, Paulo Marqueiro e Ruben Berta
Fonte: O Globo, 10/02/2005, Rio, p. 13

Vale o escrito ¿ no quadro da diretoria: depois do tricampeonato da Imperatriz, no período em que o bicheiro-patrono da escola, Luizinho Drumond, era o presidente da Liga Independente das Escolas de Samba (entre 1999 e 2001), agora é a vez de o bicheiro Aniz Abraão David, o Anísio, presidente do conselho da liga e presidente de honra da Beija-Flor, mostrar a sua força. A escola azul e branca de Nilópolis conquistou pelo terceiro ano consecutivo o título do carnaval carioca, derrotando a Unidos da Tijuca por um décimo e tornando-se tricampeã pela segunda vez em sua história. A outra foi em 1976, 1977 e 1978, sob a batuta do carnavalesco Joãosinho Trinta.

Dos 21 carnavais organizados pela Liesa (de 1985 a 2005), somente em quatro uma escola não ligada a bicheiros foi campeã: a Mangueira, que conquistou quatro campeonatos no Sambódromo. Os números mostram ainda que estar na diretoria da liga faz bem à escola.

Em 19 ocasiões, a campeã tinha um representante na diretoria da liga. De 1998 até hoje, a escola do presidente da Liesa ou do presidente do conselho só não ganhou em 2002, com o título da Mangueira.

Em 1998, Djalma Arruda, da Mangueira, era o presidente da liga e a escola foi campeã. De 1999 a 2001, Luiz Pacheco Drumond, o Luizinho, foi o presidente e sua Imperatriz ganhou todas. De 2003 a 2005, Anísio tornou-se presidente do conselho da liga e a Beija-Flor ganhou todas.

A presidência do conselho é o segundo cargo mais importante da liga. Para as grandes do carnaval carioca, torna-se ainda mais estratégico, porque o presidente da Liesa, Ailton Guimarães Jorge, apóia a Unidos de Vila Isabel, uma escola-ioiô que oscila entre o Grupo Especial e o de Acesso.

Para a escola de Nilópolis, o resultado já era esperado. Com um enredo sobre a presença dos jesuítas na região das Missões, no Rio Grande do Sul, patrocinado pelo governo gaúcho, a Beija-Flor fechou a segunda-feira com um desfile de belas fantasias e alegorias e um samba cantado com garra por todos os integrantes.

Segundo Laíla, diretor da comissão de carnaval da Beija-Flor, o mais importante para a escola é pensar sempre em fazer um grande espetáculo e não em ganhar o título:

¿ Eu estou muito feliz. A comunidade é fator preponderante no nosso trabalho. Hoje todo mundo sabe fazer tudo e o resultado fica sempre apertado. Nós já perdemos por um décimo e agora ganhamos.

Anísio disse que o tri estava engasgado porque desde 1978 a escola não conquistava esse título. Perguntado se ainda falta um título para se vingar dos quatro vice-campeonatos seguidos (de 1999 a 2002), ele disse que vai tentar no próximo ano:

¿ No próximo ano a gente vê como fica. Foi uma glória para Nilópolis, que está de parabéns ¿ disse ele.

Laíla assistiu à apuração numa mesa sozinho, longe dos demais colegas da Beija-Flor, segurando as guias que usa no pescoço:

¿ Foi a vitória da honestidade, da dedicação e do carinho à escola.

Cerca de 20 mil pessoas estiveram na quadra da Beija-Flor para a comemorar o tricampeonato. O público começou a chegar por volta das 14h e rapidamente lotou o lugar.

No segundo 10 do quesito enredo, o refrão da música ¿Sorte grande¿ (¿Levantou poeira¿), de Ivete Sangalo, já era cantado por boa parte das pessoas que assistiam à apuração.

O refrão do samba ganhou nova versão. Em vez de ¿a Beija-Flor é guarani¿, era cantado ¿a Beija-Flor agora é tri¿. A taça de 2001 foi levada pelo ritmista Osmar da Cunha:

¿ É para preparar o povo para a chegada da nova taça daqui a pouco.

Doze mil latas de cerveja foram encomendadas, mas, com o título, houve um reforço de oito mil. A alegria da festa foi interrompida por volta das 20h, com um minuto de silêncio para a mãe da porta-bandeira Selminha Sorriso, Jacira Maria de Mattos, de 56 anos, que morreu ontem vítima de um tumor no cérebro.

¿ Soube no domingo da doença da minha mãe, mas não contei para ninguém para poder preservar a escola. Fui visitá-la no hospital hoje (ontem) de manhã e prometi voltar com a notícia do título. Não deu, mas dedico tudo isso a ela ¿ disse Selminha.

O governador do Rio Grande do Sul, Germano Rigotto, que desfilou com a diretoria da Beija-Flor, na manhã de terça-feira, comemorou o campeonato da escola da Baixada.