Título: FORMAÇÃO DE NOVOS MÉDICOS FICA PREJUDICADA
Autor:
Fonte: O Globo, 08/02/2005, O País, p. 3

A crise dos hospitais de ensino deve se refletir na formação dos médicos brasileiros. O professor adjunto de clínica médica da Faculdade de Medicina da UFRJ, Jorge Segadas, lembra que a função primeira dos hospitais universitários é o ensino em serviço:

¿ Éramos uma grande escola, qualquer modernidade vinha primeiro para cá. Hoje, quase nenhum hospital de ensino do Rio tem aparelhagem de radiação, mas há pelo menos dez máquinas em clínicas particulares. Onde o residente vai aprender?

Ele explica que o aprendiz fica desestimulado com as condições dos hospitais e acaba se formando na rede particular, mais bem equipada.

¿ O salário já não é grandes coisas. As novas cabeças vão embora ¿ diz o professor, também médico do serviço de hepatologia do Fundão, cujo hospital tem 321 residentes.

O chefe do departamento de radiodiagnóstico, Hilton Koch, também se preocupa com a formação. Com duas das três máquinas de ultra-sonografia quebradas, diz que fica prejudicado o aprendizado dos cinco residentes do setor. ¿ O desenvolvimento de pesquisas, outra função dos hospitais universitários, poderia ser mais intenso ¿ completa.

Embora 192 hospitais tenham pedido ao governo o certificado de instituição de ensino, o Ministério da Saúde prevê que a rede fique do mesmo tamanho, com 150 instituições ao fim do processo de certificação. A estimativa é do diretor do Departamento de Atenção Especializada do Ministério da Saúde, Arthur Chioro. Os hospitais serão avaliados a cada dois anos.

¿ O contrato estabelece metas para melhorar a eficiência da gestão hospitalar e dos projetos de pesquisa, que serão revistos anualmente. Em função disso, os hospitais vão receber mais recursos ¿ explica Chioro.

Para a coordenadora de gestão hospitalar da Secretaria de Ensino Superior do MEC, Urquiza Paulino, o programa do governo vai melhorar o financiamento das unidades.

¿ Estamos finalizando estudos para autorizar novas contratações também ¿ afirma.