Título: DONA MARISA SE DEDICA AO SOCIAL
Autor:
Fonte: O Globo, 08/02/2005, O País, p. 4

Presença constante nos eventos públicos durante o primeiro ano do governo Lula, a primeira-dama Marisa Letícia passou a selecionar as atividades das quais participa. Priorizou as cerimônias da área social, as solenidades envolvendo amigos do casal, como a posse do presidente do Sebrae, Paulo Okamoto, o acompanhamento das obras no Palácio da Alvorada e atividades no gabinete no Palácio do Planalto, próximo ao do marido. Quando está em Brasília, ela despacha quase que diariamente em seu gabinete, onde recebe primeiras-damas de outros países, líderes de entidades sociais e estudantes em visita ao Palácio. Também responde a cartas. Em média, a primeira-dama recebe 140 cartas por mês sobre os mais diversos temas: desde agradecimentos até pedidos de revisão de aposentadoria. Nenhuma carta fica sem resposta.

Ela recebe também cartas de cumprimentos e agradecimentos, convites, denúncias, críticas e pedidos de fotos e autógrafos. A primeira-dama faz questão de ler todas e responde com o auxílio de duas assessoras que trabalham no gabinete.

Uma das atividades que mais tem tomado o tempo da primeira-dama nos últimos meses é a restauração do Palácio da Alvorada, que deve ser concluída num prazo de seis a oito meses. O empenho de dona Marisa, que se reúne com engenheiros e arquitetos responsáveis pela restauração, é para que esse prazo seja cumprido, embora o presidente Luiz Inácio Lula da Silva não esconda a preferência pela Granja do Torto. A primeira-dama tratou da restauração inclusive com o arquiteto Oscar Niemeyer.

- A admiração que tenho por esta obra de Niemeyer faz com que eu me dedique à restauração deste patrimônio público da humanidade. Além de tudo, é nossa responsabilidade. Minha e do presidente. Não é a nossa casa. Estamos aqui por um tempo e devemos cuidar do que é público - afirmou Marisa ao GLOBO.

Na Granja do Torto, a primeira-dama costuma acordar cedinho e fazer uma caminhada, normalmente na companhia do presidente. Com assessoria de técnicos do Ibama e do Zoológico de Brasília, cuida das emas da Alvorada. Na Granja do Torto há também pássaros e outros bichos, como macacos. Recentemente, como revelou o próprio presidente Lula, ela ajudou no parto de uma macaquinha.

Dona Marisa faz questão de cuidar pessoalmente da saúde e do bem-estar da família e do presidente. Além de acompanhar as atividades das duas residências oficiais da Presidência - o Palácio da Alvorada e a Granja do Torto -, a primeira-dama não se afasta do apartamento do casal em São Bernardo do Campo. Aproveita as ausências de Lula do país para verificar a casa dos filhos em São Bernardo.

A primeira-dama também acompanha de perto as atividades da ONG Associação de Apoio a Políticas de Segurança Alimentar, a Apoio Fome Zero, da qual é presidente de honra. No ano passado, ao lado do presidente, Marisa participou da solenidade organizada pela ONG para premiar as prefeituras que mais tiveram avanços na aplicação de recursos da merenda escolar.

- Este ano continuo me dedicando às ações da ONG Apoio Fome Zero, que veio fortalecer a luta contra a fome e a miséria. Essa é uma batalha de todos nós e ela só será vencida se a gente for capaz de somar todos os esforços - justifica ela.