Título: IBAMA QUER APROVAÇÃO DE ESTADOS À TRANSPOSIÇÃO DO SÃO FRANCISCO
Autor: Ilimar Franco
Fonte: O Globo, 08/02/2005, O País, p. 5

Para conceder a licença ambiental ao projeto de transposição das águas do Rio São Francisco, o presidente do Ibama, Marcus Barros, vai insistir na busca de entendimento com os governos e entidades civis dos quatros estados que resistem à realização da obra: Minas Gerais, Bahia, Sergipe e Alagoas. Barros disse na última sexta-feira que não vai acelerar o processo de licenciamento da obra, que já tem previstos no Orçamento deste ano mais de R$600 milhões. Na sua avaliação, o Ministério da Integração Nacional precisa ampliar seu trabalho político de esclarecimento e convencimento.

- Não podemos nem vamos fazer um licenciamento apressado. Todas as variáveis precisam ser consideradas.

Os governos e as entidades ambientais dos quatro estados boicotaram as audiências públicas organizadas pelo Ibama para discutir o projeto. O licenciamento ambiental, previsto para sair em março, pode ser concedido sem a necessidade de realização de audiências públicas, mas Barros disse que assim o projeto ficará fragilizado politicamente.

- O licenciamento ambiental resolve a questão do ponto de vista técnico, mas não o problema político. Sem que isso seja resolvido a obra não vai sair porque vai virar uma batalha judicial.

Para contornar os problemas, Barros acredita que a maneira mais eficaz é o ministro Ciro Gomes (Integração Nacional) intensificar os contatos políticos para desfazer os temores.