Título: BATIDA EM MATO GROSSO FAZ 14 MORTOS
Autor:
Fonte: O Globo, 11/02/2005, O País, p. 10

Quatorze pessoas morreram e três ficaram feridas no choque frontal entre uma van de passageiros e uma carreta no quilômetro 451 da BR-364, a cerca de 35 quilômetros de Cuiabá (MT). O acidente aconteceu às 6h30m de ontem. De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o motorista da carreta, Thiago Gasperi de Oliveira, de 22 anos, provocou a colisão ao invadir a pista contrária.

Ainda não se sabe por que o caminhoneiro entrou na contramão. Como não chovia nem havia marcas de derrapagem na pista, a polícia acredita que o motorista tenha dormido ao volante. A suspeita foi reforçada pelo depoimento de motoristas que testemunharam o acidente.

Grávida e outro ferido estão em estado gravíssimo

Oliveira, que vinha de Maringá (PR) em busca de uma carga de soja no norte do estado, morreu no local. Também morreram na hora o motorista da van, Evaristo de Souza Lima, 38 anos, e doze de seus passageiros. Resgatada com vida, Denise Maria de Souza Ribeiro morreu a caminho do hospital.

Outras três vítimas foram hospitalizadas: Soraya da Silva Souza, Lucivan Martins do Nascimento e Gisele Costa da Silva. De acordo com a direção do Pronto Socorro de Várzea Grande (região metropolitana da capital), o estado de saúde de Soraya, grávida de cinco meses, e de Lucivan é considerado gravíssimo.

Com tráfego pesado e pouca manutenção, a rodovia em que ocorreu o acidente é considerada uma das mais perigosas de Mato Grosso. Está cheia de trechos esburacados e sem sinalização. A tragédia levou o prefeito de Sorriso, cidade 393 quilômetros ao norte de Cuiabá, Dilceu Rossato, a decretar luto oficial de três dias. Dos 12 passageiros mortos, dez eram moradores da cidade.