Título: GREENHALGH E GENOINO ESTÃO CONFIANTES
Autor:
Fonte: O Globo, 09/02/2005, O País, p. 3
A cinco dias da eleição para presidente da Câmara, o grupo do candidato oficial, Luiz Eduardo Greenhalgh (PT-SP), trabalha para resolver a disputa no primeiro turno. Greenhalgh passou o feriado de carnaval na capital federal telefonando aos deputados para pedir votos. Segundo cabos eleitorais, depois de falar com mais de 70% dos 513 deputados, Greenhalgh está otimista em relação ao resultado da eleição. A conta de seus apoiadores é que ele já tem votos de 260 a 270 deputados.
- Estamos confiantes de que Greenhalgh ganhará no primeiro turno - disse o presidente do PT, José Genoino, que passou o feriado no interior de São Paulo, mas acompanhou por telefone os movimentos dos petistas.
Bancada petista vai se reunirna véspera da votação
A partir de hoje o grupo de Greenhalgh terá uma intensa agenda até o dia da eleição (na próxima segunda-feira), que se encerrará com reunião da bancada petista no domingo, comandada pelo líder Arlindo Chinaglia (SP), com a participação de Genoino.
Hoje à noite, Greenhalgh deverá seguir para Manaus, onde participará de um jantar com deputados da região Norte. Amanhã, ele estará de volta a Brasília para participar de um debate entre os candidatos a presidente da Câmara - até o momento são cinco -, promovido pela rádio CBN. Na sexta-feira, líderes dos partidos aliados e ministros vão fazer uma avaliação da candidatura de Greenhalgh em um café da manhã na casa do presidente da Câmara, João Paulo Cunha (PT-SP). À tarde, o candidato embarca para Salvador, onde pedirá apoio ao governador da Bahia, Paulo Souto (PFL), ao prefeito João Henrique Carneiro (PDT) e ao senador Antonio Carlos Magalhães (PFL).
PT quer que chapa deGreenhalgh seja pluralista
Segundo Genoino, ele mesmo voltará a conversar, entre sexta e sábado, com os presidentes de todos os partidos, aliados e de oposição, para tratar da formalização das candidaturas oficiais. Cada partido tem que indicar o seu candidato oficial aos outros cargos da Mesa para compor a chapa de Greenhalgh, o único candidato oficial de partido à presidência da Câmara.
- Vamos conversar com dirigentes e líderes de todos os partidos para formar a Mesa Pluralista - disse Genoino.
Além dos petistas Greenhalgh e Virgílio Guimarães, também lançaram candidatura José Carlos Aleluia (PFL-BA), Severino Cavalcanti (PP-PE) e Jair Bolsonaro (PFL-RJ).