Título: MERCOSUL TENTA ACORDOS COM PAÍSES DO CONTINENTE
Autor:
Fonte: O Globo, 09/02/2005, Economia, p. 15

O governo do presidente Néstor Kirchner considera pouco provável que Brasil e Argentina possam alcançar, no curto prazo, um acordo capaz de pôr fim às disputas comerciais entre os dois países. Enquanto tentam aproximar posições, Brasil e Argentina apostam em acordos com outros países do continente. Ontem, a missão liderada pela ministra das Relações Exteriores do Paraguai, Leila Rachid, encerrou uma visita ao Canadá que marcou o início de conversas entre o país e o Mercosul.

Um dos principais objetivos do Brasil é fortificar a posição do bloco nas negociações para criação da Área de Livre Comércio das Américas (Alca).

Segundo o subsecretário de Integração Econômica argentino, Eduardo Sigal, este ano empresários de Brasil e Argentina deverão continuar negociando acordos para evitar forte desequilíbrio comercial entre os dois sócios. A proposta apresentada pelo Brasil em janeiro de 2004 que prevê a criação de mecanismos para equilibrar o comércio bilateral, confirmou Sigal, ainda está em avaliação.

Semana passada, fabricantes de televisores brasileiros firmaram acordo com empresários argentinos pelo qual, em 2005, o Brasil poderá exportar até 100 mil unidades para o país vizinho.