Título: PAPA NÃO PRESIDE CERIMÔNIA DAS CINZAS PELA 1ª VEZ
Autor:
Fonte: O Globo, 09/02/2005, O Mundo, p. 22

Pela primeira vez em 26 anos de Pontificado, o Papa João Paulo II não presidirá a cerimônia de Quarta-feira de Cinzas, que abre o período de reflexão da Quaresma. Internado no hospital Gemelli, em Roma, com infecção respiratória, ele pode receber alta em alguns dias.

O cardeal americano James Stafford presidirá a cerimônia na Basílica de São Pedro, em nome de João Paulo II. O Vaticano não informou se seria realizada alguma cerimônia especial no hospital. Membros da Santa Sé informaram que o Pontífice tem celebrado missas em seu quarto.

Apesar da internação do Papa, o Vaticano apresentou ontem a primeira revisão em aproximadamente 70 anos do guia "Dignitas Connubii" ("A dignidade do casamento"), sobre as regras que os tribunais eclesiásticos devem respeitar diante de pedidos de anulação de casamento.

O Papa havia discutido o assunto com o Tribunal Apostólico no dia 29, três dias antes de ser hospitalizado, e criticou uma certa facilidade na concessão das anulações de casamentos. Mais de 50 mil anulações são concedidas anualmente.