Título: INCÊNDIO DESTRÓI AGÊNCIA INVESTIGADA
Autor:
Fonte: O Globo, 11/02/2005, O País, p. 10

Um incêndio criminoso destruiu parte da agência do INSS de Itapipoca, no norte do Ceará, que era alvo de investigações da Polícia Federal por conceder benefícios indevidamente. O fogo atingiu quatro salas. Toda a rede de informática, um computador e processos de benefícios como aposentadoria rural por idade, auxílio-doença e auxílio para deficientes foram queimados.

O incêndio ocorreu na terça-feira à noite. A única testemunha é o vigia que disse ter sido amarrado a uma árvore por três homens armados e encapuzados que invadiram o local. A agência está fechada. A PF concluiu a perícia, e o resultado das investigações sobre os autores do crime pode ser apresentado hoje.

A gerência executiva do INSS de Sobral, à qual está subordinada a agência de Itapipoca, montou uma força-tarefa e espera concluir, até a próxima sexta-feira, o levantamento dos prejuízos e dos processos que foram preservados. A agência atende a 13 municípios da região.

Há dezoito dias, durante a operação Sol Poente, a PF prendeu a chefe da divisão de benefícios da agência, Regina Elizabeth Leitão Melo, e o policial aposentado Manoel Barroso Braga. Eles foram acusados de integrar uma quadrilha que usava documentos falsos, como certidões de nascimento, para liberação da aposentadoria rural por idade.

Como chefe da divisão de benefícios, Regina Elizabeth usava a senha funcional para inserir as informações no sistema da previdência. Eles foram indiciados por formação de quadrilha, estelionato e peculato. Regina também responderá por corrupção ativa e Manoel Barroso, por corrupção passiva. O esquema existia há quatro anos e teria desviado R$2 milhões.

Delegada acredita em queima de arquivos

O delegado da Polícia Federal que coordena as investigações, Eliomar Lima Júnior, disse que ainda não dá para afirmar se há relação entre esse crime e as investigações sobre as fraudes. Já a titular da Delegacia de Prevenção e Repressão a Crimes Previdenciários da PF do Ceará, Eliza Maria Barbosa de Almeida, suspeita que o objetivo foi queima de arquivo.

- Existe risco de perda de provas. Tenho quase certeza de que foi uma ação dirigida para queima de arquivos.

Os danos na agência não devem prejudicar o cidadão. As informações sobre benefícios são enviadas diariamente para as centrais da Dataprev do Rio de Janeiro, São Paulo e Distrito Federal.