Título: PORTELA 'HIGH TECH'
Autor:
Fonte: O Globo, 11/02/2005, Rio, p. 11

Uma Portela high tech, mas sem esquecer suas origens jamais. Ainda se recompondo do susto de sentir de perto o gosto amargo do rebaixamento, o presidente da escola, Nilo Figueiredo, disse ontem que a azul-e-branco de Madureira vai modernizar o seu desfile para se reerguer e voltar a brigar por títulos. Ano que vem, Nilo quer abusar dos efeitos especiais sem abrir mão da qualidade musical que marca a história da Portela. Coreografias, porém, nem pensar.

- Alguns desfiles de hoje parecem uma aula de ginástica aeróbica - diz Nilo. - A Portela vai além, vai buscar um avanço tecnológico e tudo o que for necessário para fazer do seu desfile uma obra teatral. Mas o samba e a bateria serão as mesmas.

Nilo disse ainda que pode pedir à polícia que investigue os problemas ocorridos antes e durante o desfile da escola. Nilo e outros portelenses insistem na tese de que os carros da escola foram sabotados, mas ninguém apontou suspeitos. Um dia após o drama de acompanhar a apuração das notas do carnaval, as velhas guardas da Portela e do Império Serrano reuniram-se no Cafofo da Tia Surica para comemorar a permanência no Grupo Especial. Como sempre, acabou tudo em samba. Aliás, bem apropriado: "Madureira chorou..."