Título: FESTA PARA UM DOS PAIS DA CIÊNCIA CHEGA AO RIO
Autor:
Fonte: O Globo, 11/02/2005, Ciência e Vida, p. 28

Amanhã é dia de celebrar um dos maiores cientistas da História. É Dia de Darwin, o inglês que no século XIX revolucionou a forma como a Humanidade compreendia a si própria e ao mundo. Hoje, suas idéias estão nos pilares da biologia e influenciam a ciência moderna, da psicologia à filosofia, passando pela matemática e a medicina. Pela primeira vez, o aniversário de Charles Darwin, nascido em 12 de fevereiro de 1809, será comemorado com um evento do Rio, que passa a integrar a rede mundial de eventos do Dia de Darwin.

O Dia de Darwin acontece num momento que movimentos criacionistas e do chamado design inteligente propõem explicar a vida na Terra através de uma interpretação literal da Bíblia. Esses movimentos são fomentados por fundamentalistas cristãos. Nos EUA, os criacionistas querem mudar o currículo escolar em 18 estados. No Rio de Janeiro, a visão bíblica da criação é ensinada em escolas estaduais - a governadora Rosinha Matheus é criacionista.

- Os cientistas não podem se omitir num momento em que a educação é ameaçada por distorções promovidas por preceitos religiosos sem comprovação científica. Não podemos confundir fé e razão. Trata-se de assegurar a qualidade da educação. - diz a bióloga Isabel Landim, que junto com o também biólogo Cristiano Moreira, organiza o Dia de Darwin no Rio.

Por enquanto, a programação não é extensa. Mas a meta é dar o primeiro passo na cidade para um movimento de divulgação científica que cresce no mundo: a propagação das idéias de Darwin, fundamentais para entender as mais essenciais questões da biologia, a origem e o desenvolvimento dos seres vivos.

O Dia de Darwin será marcado no Rio por uma palestra do biólogo Mário de Pinna, diretor científico do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo (USP). Pinna apresentará os principais conceitos da Teoria da Evolução e sua importância na ciência e no pensamento contemporâneos. A palestra acontecerá na Livraria da Travessa, na Rua Visconde de Pirajá 572, Ipanema, às 21h.

- O Teoria da Evolução é o princípio unificador da biologia. Negá-la, é professar a ignorância - diz Pinna.

PRINCIPAIS CONCEITOS

O que diz a Teoria da Evolução? Em linhas muito gerais, ela afirma que todas as formas de vida têm algum grau de parentesco porque todas descendem de um ancestral comum. O processo em que uma espécie evoluiu em outra não é linear e se baseia em mutações genéticas aleatórias. Prevalecem aquelas mudanças que favorecem a sobrevivência em determinado ambiente, a chamada seleção natural.

O homem evoluiu do chimpanzé? Não. Porém, homens e chimpanzés compartilham um ancestral comum. São espécies aparentadas.

O estudo da evolução tem aplicações práticas? Sim, muitas. Exemplos são as pesquisas de novos remédios contra infecções, como Aids e tuberculose. Na agricultura, o conceito está presente no desenvolvimento de novas culturas e métodos de controle de pragas.