Título: DUDA GANHA MAIOR CONTA PUBLICITÁRIA DO MINISTÉRIO
Autor: Ilimar Franco
Fonte: O Globo, 12/02/2005, O País, p. 5

A agência Duda, do publicitário Duda Mendonça, que fez a campanha do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em 2002, foi uma das vencedoras da licitação para controlar a maior conta de publicidade da Esplanada dos Ministérios. A Duda e outras três agências (Master, Agnelo Pacheco e Propeg) vão administrar a conta do Ministério da Saúde, que tem um orçamento de R$98 milhões para publicidade institucional este ano.

A empresa do publicitário de Lula vai assinar contrato de um ano, renovável por mais quatro. A Duda substitui a agência do publicitário Nizan Guanaes, a DM9DDB, que fez as campanhas presidenciais de Fernando Henrique em 1994 e 1998 e a de José Serra em 2002.

Contrato anterior vinha sendo prorrogado

O contrato anterior, que contava também com a participação das agências Master, Ogilvy e Publicis Salles Norton, vinha sendo prorrogado desde o governo Fernando Henrique, permanecendo em vigor por dois anos no governo petista.

A Duda vai faturar pelo menos 15% do que for gasto do orçamento de publicidade do Ministério da Saúde, a pasta que mais faz campanhas de utilidade pública. Com esse novo contrato, a empresa de Duda Mendonça administra três das maiores contas publicitárias do governo Lula. A principal delas é a da Petrobras, que o mercado publicitário estima ter consumido cerca de R$240 milhões em 2004, com a divulgação de produtos e serviços.

Duda também tem a conta da Presidência da República, com as agências Lew Lara e Matisse. A previsão de gastos anuais é de R$150 milhões, dos quais pelo menos 15% faturados pela Duda, conforme regra estabelecida em licitação. A Duda também tem um contrato anual de R$3 milhões com o PT.

O resultado da licitação feita pelo Ministério da Saúde foi publicado no Diário Oficial de 4 de fevereiro, na véspera do carnaval. As 16 agências que perderam a concorrência têm até segunda-feira, dia 14, para recorrer. As propostas e planilhas de todas as concorrentes, informa a assessoria de imprensa do ministério, estão disponíveis para consulta.

O Ministério da Saúde informou ainda que diversas dessas empresas solicitaram e já receberam cópias das planilhas das agências vencedoras, mas até ontem nenhuma delas recorreu da decisão.

Nos dois primeiros anos do governo Lula, os gastos com publicidade da administração direta e indireta, relativo a empresas que não concorrem no mercado - como os Correios, por exemplo - foram de R$299,2 milhões.

Gastos inferiores aos do fim do governo tucano

Os dados oficiais fornecidos pelo governo referem-se ao ano de 2003 e até outubro de 2004. Os gastos do governo Lula com publicidade são inferiores aos feitos nos dois primeiros anos do segundo mandato do presidente Fernando Henrique Cardoso (R$496,8 milhões) e aos dois últimos anos do governo tucano (R$518,4 milhões).

Por enquanto, os gastos com publicidade no governo atual são inferiores ao do governo anterior até mesmo quando considerado apenas o conjunto das empresas estatais que concorrem no mercado, como Petrobras, Banco do Brasil e Eletrobrás. Nos dois primeiros anos de Lula foram gastos R$789,3 milhões e nos dois últimos de Fernando Henrique Cardoso, R$930,9 milhões.

No total, 46 agências servem ao governo federal

Hoje, 46 agências servem ao governo federal, na administração direta e indireta. As agências que têm mais contratos são a DNA, Artplan e Duda (com três contratos), e a Publicis Salles-Norton, Giovanni, Ogilvy, DPZ, Fischer, MCann, Lew Lara e Agnelo Pacheco, com dois contratos cada.