Título: LULA COMEMORA CRESCIMENTO RECORDE DA INDÚSTRIA E DIZ QUE NÃO MUDA RUMO
Autor:
Fonte: O Globo, 12/02/2005, O País, p. 4
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comemorou ontem no interior de Pernambuco o crescimento recorde da indústria brasileira registrado ano passado pelo IBGE e afirmou que não mudará o rumo de seu governo.
- Agora não tem choro nem vela. Estamos no caminho certo e não tem mais lugar para pessimismo - afirmou Lula, durante visita ao município de Surubim, a 123 quilômetros de Recife, onde inaugurou as primeiras três etapas do sistema de adutoras de uma barragem que levará água a cerca de 800 mil pessoas na Região do Agreste.
Lula distribui lanche da comitiva para crianças
Depois da solenidade em Surubim, Lula foi de helicóptero para Caruaru, onde inaugurou uma clínica odontológica. Por causa do mau tempo, o helicóptero fez um pouso preventivo no município de Toritama, forçando o presidente a terminar seu deslocamento de carro. Com isso, a chegada a Caruaru atrasou duas horas.
Assim que o helicóptero aterrissou, Lula foi cercado por crianças e brincou com elas. Perguntou se estudavam e, ao saber que um menino não estava na escola, chamou o ministro da Educação, Tarso Genro:
- Está vendo, Tarso? Esse rapaz está fora da escola. Isso não pode acontecer.
O presidente distribuiu os lanches dele e dos ministros para a garotada.
- A meninada ficou feliz da vida. Todo mundo queria tirar fotografia com Lula. Os carros paravam na estrada. Essa parada não estava no script - disse o ministro da Ciência e Tecnologia, Eduardo Campos.
Pela primeira vez, menção às vaias em Porto Alegre
Ainda em Surubim, Lula citou os números divulgados na véspera pelo IBGE, que registram um aumento de 8,3% na produção industrial em 2004.
-- A economia este ano vai ser muito melhor e vamos crescer mais. Ao invés de ficar choramingando, o que os brasileiros precisam fazer é levantar a cabeça e pensar no que pode fazer pela sua cidade, pelo seu país, que nunca foi tão respeitado como é hoje. Nunca houve, também, tanta esperança como há hoje - disse Lula, que estava acompanhado dos ministros Ciro Gomes (Integração Nacional) e Humberto Costa (Saúde), além de Tarso e Eduardo Campos.
No discurso, o presidente criticou os coronéis por impedirem o Nordeste de progredir.
-- O Nordeste nunca foi tratado como região prioritária porque sempre foi dominado pelos coronéis e aqui nunca houve um projeto denso do governo federal - disse.
O presidente comprometeu-se com três medidas que considera prioritárias para o Nordeste: o biodiesel (com incentivo ao plantio de mamona por pequenos produtores), a transposição do rio São Francisco e a duplicação da BR-101.
Em Caruaru, ao inaugurar uma clínica do programa Brasil Sorridente, Lula defendeu o prefeito da cidade, Tony Gel, e o vice-governador de Pernambuco, Mendonça Filho, ambos do PFL, vaiados por militantes petistas. Pela primeira vez, Lula citou publicamente o episódio das vaias que recebeu quando participou do Fórum Social Mundial em Porto Alegre:
- O que a imprensa destacou foi a vaia - disse.