Título: PMDB AMEAÇA A HEGEMONIA DO PT
Autor:
Fonte: O Globo, 12/02/2005, O País, p. 8

A ofensiva do secretário de Governo do Rio e presidente do PMDB fluminense, Anthony Garotinho, para aumentar a bancada do PMDB na Câmara e quebrar a hegemonia do PT mobilizou o governo e os partidos da base. O comando da ala governista do PMDB tenta impugnar sete filiações ao partido patrocinadas por Garotinho.

Graças à indicação de Alexandre da Silveira de Oliveira, do PL, para diretor geral do Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transporte (Dnit), a bancada do PT ganhou ontem mais um integrante: Ana Guerra, de Minas, suplente do deputado. Com isso, o PT conta com 91 parlamentares na Câmara. O PMDB, até ontem, tinha 86.

Genoino não quer aumento artificial da bancada

O presidente do PT, José Genoino, afirmou que não pretende promover um inchaço artificial na bancada, apesar da disposição do governo de revidar a Garotinho. O ex-governador do Rio tenta obter o controle da bancada para derrubar o atual líder, José Borba (PR), ligado ao governo. Ele também trabalha pela candidatura dissidente do petista Virgílio Guimarães (MG), contra o candidato oficial do PT, Luiz Eduardo Greenhalgh (SP).

- Vamos continuar dialogando com o PMDB e não queremos mudar a proporcionalidade na Casa. Recebi do líder Borba e do ministro Eunício Oliveira (Comunicações) informações de que essa correlação não vai mudar. O PT não vai transferir deputados para sua bancada e nem correr para formar bloco - disse Genoino.