Título: FILHOS DE SEQÜESTRADO: VIDA ENTRE MEDO E ESPERANÇA
Autor: Alessandro Soler
Fonte: O Globo, 12/02/2005, O Mundo, p. 29

De volta ao Rio depois de uma temporada de reclusão no interior de São Paulo, a mulher e os três filhos do brasileiro João José Vasconcellos Júnior, seqüestrado há 24 dias no Iraque, tentam retomar a rotina enquanto recebem notícias desencontradas vindas do Oriente Médio. Dois dos filhos do engenheiro, Rodrigo, de 24 anos, e Gustavo, de 16, apareceram publicamente ontem à tarde, pela primeira vez desde o seqüestro. E disseram que, embora tenham esperança, sentem cada vez mais medo, à medida que a violência cresce no Iraque.

- Não tem como não associar (o seqüestro) a outros casos trágicos. Temos medo de que o dele tenha o mesmo desfecho. Recebemos muitas notícias, vindas também de pessoas que tentam nos ajudar. Disseram que ele estava ferido, com o braço quebrado. Mas nada disso foi confirmado - revelou Rafael, que contou estar rezando pelo pai.

Engenheiro deve estar sem medicação para tireóide

A mulher de João, Teresa, tem ajudado nas ações pela libertação do marido, afirmaram os filhos. Ela mantém a calma e, ao lado de Rodrigo, ajuda a tranqüilizar Gustavo e Tatiana, de 21 anos.

Os três irmãos voltarão às aulas na segunda-feira. Rodrigo cursa ciências da computação; Tatiana, odontologia; e Gustavo cursa o segundo ano do ensino médio.

- Precisamos tentar nos ocupar. Ficar só pensando nisso, e sem poder ajudar, é angustiante - disse Gustavo.

João José completará 50 anos no próximo dia 24. E os filhos nem pensam em passar a data longe dele.

- O maior presente será tê-lo de volta. Na última vez em que ele esteve aqui, em dezembro, passamos muito tempo juntos, fomos a Paraty. Quero muito viajar com o meu pai - continuou Gustavo.

- Não vou dormir por uns dois dias, só olhando para ele - completou o irmão.

De acordo com os filhos, João não deve estar tomando o remédio para a tireóide há dias. Mas isso não os preocupa, já que ele costuma passar semanas sem a medicação, tendo apenas sonolência.

Rodrigo e Gustavo confirmaram que o pai estava encerrando o trabalho no Iraque e que pretendia voltar para o Brasil. Um dos planos da família era fazer uma viagem para a Disney, nos Estados Unidos.