Título: PAPA: 'SOFRIMENTO DE DOENTES É PRECIOSO'
Autor:
Fonte: O Globo, 12/02/2005, O Mundo, p. 30

No dia seguinte ao seu retorno à Basílica de São Pedro depois de passar nove dias internado numa clínica em Roma com problemas respiratórios agudos, o Papa João Paulo II afirmou ontem numa mensagem escrita que o "sofrimento dos doentes é precioso" e, junto com a dor, transforma os enfermos em "ajudantes privilegiados de Deus na salvação das almas".

Em fase de recuperação, o Pontífice não celebrou a missa pelo Dia Mundial dos Enfermos e divulgou a mensagem por meio do cardeal Camillo Ruini, vigário de Roma. "Roguem por mim e por minha missão"

"O Papa conta com suas orações pela Igreja e pelo mundo. Roguem também por mim e por minha missão como pastor universal do povo cristão", disse João Paulo II na mensagem. O Vaticano ainda não informou se ele vai dar sua tradicional bênção dominical amanhã na Praça de São Pedro.

- O Papa doente é um ícone do sofrimento da Humanidade. Há um significado profundo neste evento. O Papa mostra sua força espiritual - afirmou o cardeal Tarcisio Bertone, acrescentando que a luta do Pontífice ganha ainda mais peso "numa sociedade que valoriza cada dia mais a juventude".

Além dos recentes problemas que o levaram ao hospital, João Paulo II, de 84 anos, sofre de mal de Parkinson e artrite severa e já não consegue mais andar ou falar com desenvoltura.

Pontífice faz série de nomeações eclesiásticas

Apesar da convalescença do Papa, o Vaticano anunciou ontem uma série de nomeações para postos eclesiásticos na França, no México e na Colômbia, no que muitos viram uma tentativa de mostrar que a recente doença do Pontífice não afetou a rotina da Igreja Católica. Uma das nomeações foi a do arcebispo André Vingt-Trois para substituir o cardeal Jean-Marie Lustiger à frente da arquidiocese de Paris. Lustiger, de 78 anos, renunciara ao posto ao completar 75 anos, mas o pedido foi rejeitado pelo Papa na época. Agora, com problemas de saúde, teve a renúncia aceita pela Santa Sé.

Também houve mudanças na diocese de Tuxtepec, no México, e na arquidiocese de Cáli, na Colômbia. Em Tuxtepec assumirá o vigário-geral da diocese de Tula, José Antonio Fernández Hurtado, no lugar do bispo José de Jesús Castillo Rentería, que se aposentou por limite de idade. Já em Cáli, o reverendo Julio Hernando García Peláez, da diocese de Pereira, foi nomeado auxiliar.