Título: INCRA ALERTOU GOVERNADOR DO PARÁ
Autor:
Fonte: O Globo, 14/02/2005, O País, p. 3

O governador do Pará, Simão Jatene, foi alertado pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) do clima de tensão e dos riscos de mortes em Anapu por causa da disputa por terras na região. Em ofício enviado ao governador, datado de 17 de janeiro, o presidente interino do Incra, Roberto Kiel, que visitou a região no início do ano, relata a situação a Jatene e pede a ele ¿especial atenção¿ ao que está ocorrendo em Anapu.

¿Dirijo-me à Vossa Senhoria para solicitar especial atenção para o conflito agrário que se estabeleceu em Anapu, em dois projetos de assentamentos sustentáveis¿, afirma Kiel no ofício.

Foi justamente num desses assentamentos que a freira Dorothy Stang foi assassinada. Em outro trecho, Kiel afirma que teme pelo que pode ocorrer, já que ¿as armas de fogo existem em abundância na região¿.

Presidente interino do Incra descreve clima de tensão

¿Pudemos pessoalmente vivenciar o clima de tensão que está tomando conta daquela comunidade. O foco do conflito é a presença de grileiros e posseiros em áreas nos dois projetos de assentamento¿, diz o presidente interino do Incra no documento.

Na nota, Kiel não cita o nome da missionária americana. Mas afirma que teme que ocorra algo com os assentados e com os pequenos agricultores e diz que ¿já houve diversos conflitos em Anapu¿. Em outro trecho, Kiel faz novo apelo ao governador do Pará.

¿Anapu vem povoando nossas preocupações há muito tempo. Por meio deste (ofício) decidimos pela solicitação do vosso empenho em deflagrar ações no âmbito da competência de seus órgãos, de tal forma que o governo possa levar institucionalidade àquelas pessoas¿, afirma Kiel.

Semana passada, o secretário nacional de Direitos Humanos, Nilmário Miranda recebeu, da própria Dorothy, a denúncia de ameaças a dois pequenos agricultores.

O governador Simão Jatene (PSDB) informou ontem não ter condições de verificar num domingo se recebeu o documento enviado pelo Incra. A confirmação deverá ser feita hoje.