Título: SEM-TERRA INVADEM 4 FAZENDAS
Autor:
Fonte: O Globo, 14/02/2005, O País, p. 3

Sem-terra ligados à Federação dos Trabalhadores de Agricultura de Pernambuco (Fetape) invadiram ontem quatro fazendas do Agreste e do Sertão de Pernambuco. Participaram das invasões 270 famílias (cerca de 1.350 pessoas). Segundo a entidade, a ação marca o início de uma ofensiva de protestos contra a lentidão do governo federal na reforma agrária.

¿ A Fetape vai pegar pesado esta semana. Em 2005 os sindicatos vão estar mobilizados e vamos cobrar a reforma agrária sem parar. O governo diz que em 2004 assentou 81 mil famílias, mas pelas contas da Contag (Confederação Nacional da Agricultura) o número não passou de 40 mil. Em Pernambuco, a promessa era assentar mais de 6 mil famílias em 2004, mas só 756 receberam o benefício ¿ disse o diretor de política agrária da Fetape, Doriel Saturnino.

Proprietários das fazendas não reagiram

Foram ocupadas de madrugada as fazendas Poço da Cabra, Caruá e Quilombo, em Águas Belas, no Agreste. Em Salgueiro, no Sertão, foi tomada a Fazenda Boa Vista. Juntas, somam 5.850 hectares e, segundo a Fetape, não houve reação dos proprietários. A Fetape exige que o Incra promova já 50 vistorias em terras reivindicadas por seus integrantes.

Segundo o presidente da Fetape, Aristides Santos, com as ocupações de ontem a entidade tem no estado 154 acampamentos, com 10.670 famílias (cerca de 53.350 pessoas), aguardando a reforma agrária. Os acampamentos estão em 55 municípios, a maior parte na região canavieira, formados por famílias que foram expulsas dos engenhos durante o Proálcool (quando sítios foram destruídos para dar lugar à cana) ou que perderam os empregos depois da falência de 15 das 48 usinas que o estado já teve.

De acordo com a Comissão Pastoral da Terra (CTP) o estado possui 280 mil famílias sem terra. Pelo Incra, o total de famílias acampadas, dos 14 movimentos que promovem ocupações, chega a 35 mil. Existem 12 mil famílias assentadas no estado.