Título: Moderados traçam os novos caminhos do PT
Autor:
Fonte: O Globo, 14/02/2005, O País, p. 4

Os dois anos de mandato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva vão consolidar o poder e a linha política da maioria moderada que controla o PT, constatam ministros e até mesmo petistas das tendências de esquerda. A experiência de governar o país, apesar da inquietação com a lentidão das mudanças, consolidou a convicção entre petistas de que esse é o melhor caminho para construir um novo modelo de desenvolvimento.

O grupo que comanda o PT e o governo está certo de que a gestão Lula é um processo de transição para um novo modelo baseado no desenvolvimento da economia com distribuição de renda e inclusão social. As teses de rompimento com o sistema financeiro internacional e rupturas institucionais, que marcaram a fundação do PT, foram abandonadas.

¿ O PT que tinha uma vocação reformista radical passou a ser reformista moderado, mudando da utopia do socialismo para a utopia da reconstrução popular da democracia e da República ¿ diz o ministro da Educação, Tarso Genro, sobre a mudança que vem desde junho de 2002, quando Lula lançou a ¿Carta aos Brasileiros¿, em que se comprometeu a respeitar contratos, a defender a estabilidade e a austeridade fiscal.

A moderação política é tamanha que nem mesmo os mais à esquerda defendem agora propostas da primeira ¿Plataforma Política¿ do partido, de 13 de outubro de 1979, em que os petistas propunham estabilidade no emprego, congelamento de preços, socialização da medicina, estatização de empresas e nacionalização das estrangeiras. No poder, os petistas abandonaram essas propostas e preparam uma reforma da legislação trabalhista. Criaram um conselho para que representantes da sociedade, entre eles dirigentes de grandes empresas e de multinacionais, discutam os rumos do governo. Para os ministros, não há possibilidade de o governo Lula dar uma guinada à esquerda, adotando medidas e políticas heterodoxas para os padrões das relações econômicas em vigor no Brasil e no mundo.

¿ Fazemos as mudanças em condições históricas determinadas. Avançamos com segurança para não ter retrocesso ¿ diz o ministro do Desenvolvimento Social, Patrus Ananias.

Moderados assumiram controle há 10 anos

A maioria moderada assumiu o controle do PT no encontro de 1995, em Vitória (ES), quando o atual chefe da Casa Civil, José Dirceu, elegeu-se presidente do partido. Nesse período chegou-se à compreensão de que nenhum partido é capaz de mudar e governar o Brasil sem alianças políticas e composições regionais. Nas eleições diretas para a presidência do PT, em 2001, a tese da maioria moderada recebeu 55% dos votos e as tendências de esquerda, 35%. Para este ano, a expectativa é de que o espaço da esquerda caia mais. O secretário de Comunicação de Governo e Gestão Estratégica, Luiz Gushiken, não tem dúvidas sobre o que acontecerá

¿ O processo de eleições diretas vai recomendar a manutenção desse rumo. O estoque de problemas sociais do país exige das pessoas um comportamento de indignação e nosso governo sofre esta crítica. Inclusive daqueles que não se ajustam ao tempo histórico e que têm uma visão irreal sobre a prática da mudança.