Título: FILHO DE MANINHO DESFILA, AUTORIZADO PELA JUSTIÇA
Autor:
Fonte: O Globo, 14/02/2005, Rio, p. 8

Mirinho, de 16 anos, filho do banqueiro do jogo do bicho Waldomiro Paes Garcia, o Maninho, assassinado no ano passado, se transformou no centro das atenções do Salgueiro, no Desfile das Campeãs. A presença do adolescente foi garantida pela desembargadora Helda Lima Meireles que, sábado à noite, caçou a liminar concedida pela juíza Ivone Ferreira Caetano, da 1ª Vara da Infância e Juventude. Mirinho acompanhou o desfile ao lado da mãe, Sabrina Garcia, e recebeu a solidariedade dos sambistas ¿ seu apelido foi citado várias vezes no esquenta da bateria pelo puxador Quinho ¿ e até de autoridades.

Na concentração, a presidente da Riotur, Ana Maria Maia, irmã do prefeito Cesar Maia, aproximou-se do garoto para limpar-lhe as lágrimas.

¿ Ele é uma criança que teve uma vida sofrida. Quanto aos gestos que ele faz ao caminhar, se lembram o pai e o avô é uma coisa natural, pois foi criado com eles ¿ disse Ana, dizendo não saber se o caso é apologia ao crime, como sustentou o Ministério Público na ação proposta à 1ª Vara.

¿ Se o raciocínio for este, todo mundo teria que ir preso. Inclusive eu, quem desfila e o público, já que a organização do carnaval é da prefeitura e da Liesa ¿ concluiu Ana.

O ex-governador e deputado Moreira Franco foi outro a cumprimentar Mirinho.

¿ Ele não pode ser responsável pelos atos do pai e do avô. Quanto à associação do jogo do bicho ao carnaval, todo mundo sabe que existe nas escolas de samba há décadas. Mas não me cabe julgar se essa relação é boa ou má ¿ disse Moreira.

Mirinho desfilou à frente da bateria. Tenso no início, se descontraiu na avenida. Já no segundo recuo da bateria, beijou a bandeira do Salgueiro.

¿ Meu filho tem todo o direito de participar do desfile. É uma pessoa extremamente tímida. Se o MP e a juíza queriam evitar que ficasse exposto, uma decisão dessas acabou sendo pior ¿ disse Sabrina.

No recurso apresentado à desembargadora, os advogados do Salgueiro pediram apenas a revogação da liminar que proibia Mirinho desfilar. Não foi pedida a liberação do carro com imagens de Miro e Maninho em telão, também proibida por liminar.