Título: GM VAI PAGAR 1,5 BI DE EUROS À FIAT PARA NÃO COMPRAR DIVISÃO AUTOMOTIVA
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Fonte: O Globo, 14/02/2005, Economia, p. 16

A montadora americana General Motors (GM) vai indenizar a Fiat em 1,550 bilhão de euros (cerca de US$2 bilhões) para pôr fim a um acordo que a forçava a adquirir 90% da unidade de fabricação de automóveis da italiana, a Fiat Auto, nos próximos cinco anos e meio. O acerto, anunciado ontem na Itália, dissolve o contrato de associação firmado entre as duas companhias em 2000, embora não caracterize uma separação completa dos negócios entre as duas corporações.

Pela operação aprovada ontem pelo conselho de administração da Fiat, a GM devolverá à italiana a participação acionária de 10% que passara a ter em sua divisão de automóveis. As companhias também decidiram desfazer a empresa conjunta que fabrica motores e transmissões de veículos. Mas continuarão operando juntas na produção de motores e no desenvolvimento de programas de veículos, entre outras áreas.

¿ Creio termos alcançado um acordo justo e eqüitativo, que permite às duas companhias manterem um alto nível de economia, mas com um enfoque mais concentrado que nos brinda com mais liberdade para atuar no competitivo ambiente atual ¿ disse Rick Wagoner, presidente da GM.

Acordo evitou briga entre as empresas na Justiça

Na sede da Fiat, em Turim, o presidente da empresa, Luca Cordero di Montezemolo, elogiou o acordo, afirmando que se trata ¿de um sinal positivo e excelente para o futuro¿. A negociação com os executivos da GM, formalizada numa reunião horas antes, ficou a cargo de Sergio Marchionne, presidente da junta diretora da Fiat.

Se não aceitasse pagar a indenização, a GM corria sérios riscos. Ameaçada de comprar uma empresa com dívida de mais de oito bilhões de euros, a gigante americana argumentava que a opção de venda perdera a validade diante de operações realizadas nos últimos anos. A GM chegou a se mostrar decidida a recorrer aos tribunais, se fosse obrigada a comprar a Fiat Auto ¿ o prazo para exercício da opção de venda entrou em vigor em 24 de janeiro passado.

Os analistas compararam o confronto entre as montadoras a um jogo de pôquer, no qual a Fiat, que enfrenta sérios problemas financeiros, ameaçava exercer a opção de venda à americana para pressioná-la a pagar uma indenização efetiva.

Sindicatos estão convocando paralisação para o dia 11

A situação não favorecia nenhuma das partes, ambas com problemas em suas finanças. O ressarcimento de 1,550 bilhão de euros (pouco mais da metade do valor reivindicado pela montadora italiana) será efetivado com o pagamento imediato de um bilhão de euros e dos 550 milhões de euros restantes num prazo de 90 dias.

O presidente da Fiat disse que a empresa ¿recuperou a liberdade para pôr em marcha estratégias alternativas de crescimento¿. Os diretores da companhia italiana esperam que a decisão de ontem ajude a desfazer as incertezas sobre a saúde da corporação, como as que têm levado os sindicatos a convocarem uma paralisação, no próximo dia 11 de março, em todas as fábricas da Fiat na Itália.