Título: FONTELES PEDIRÁ FEDERALIZAÇÃO DE INVESTIGAÇÕES
Autor:
Fonte: O Globo, 15/02/2005, O País, p. 3

O procurador-geral da República, Cláudio Fonteles, decidiu ontem que vai pedir a federalização das investigações sobre a morte da freira Dorothy Stang, assassinada a tiros de revólver e pistola no sábado, em Anapu, no Pará. Fonteles resolveu solicitar a troca do comando da apuração depois de analisar um dossiê com documentos denunciando uma suposta indiferença das autoridades estaduais ao clima de violência nos assentamentos rurais em Anapu e ao iminente risco de vida da freira.

Indiferença das autoridades é mostrada em ofícios do MP

Entre os documentos que servirão de base ao pedido de Fonteles estão seis ofícios do Ministério Público Federal e uma carta da própria Dorothy Stang encaminhados no ano passado às autoridades de segurança pública do governo do Pará. O conjunto de papéis descreve de forma detalhada a movimentação de fazendeiros, madeireiros e pistoleiros para acuar trabalhadores rurais e líderes favoráveis a reforma agrária na região.

¿ Isso (a omissão do estado) é facilmente comprovável, na medida em que tivermos nas mãos documentação de entidades, de instituições comunicando por várias vezes essa situação ao governo estadual e o governo estadual se mantendo omisso ¿ disse Fonteles, que viajou a Belém.

O dossiê deverá ser reforçado ainda por denúncias da Ordem dos Advogados do Brasil do Pará, que também não teriam sido levadas a sério pelas autoridades locais. A decisão sobre a federalização caberá ao Superior Tribunal de Justiça, conforme prevê as novas regras estabelecidas na reforma do Judiciário. Esta será a primeira vez que o STJ se manifesta sobre o assunto.

A Justiça decretou a prisão do fazendeiro Vitalmino de Moura, o Tota, apontado como suposto mandante do crime, os pistoleiros José Maria Pereira e Uquelano Pinto, acusados de disparar entre sete e nove tiros contra a freira. A Justiça também determinou a prisão de Amauri Cunha, que teria atuado como intermediário entre o fazendeiro e os pistoleiros. Segundo o superintendente da PF no Pará, José Sales, as buscas estão concentradas no estado.

¿ Tudo indica que os assassinos ainda estão na região ¿ disse o delegado.

Enterro de freira será hoje, às 10h, em Anapu

Depois de ser velado no domingo, em Belém, e ontem em Altamira, o corpo de Dorothy Stang será enterrado às 10h de hoje em Anapu.

Entre os documentos que darão base ao pedido de federalização está um ofício do procurador Felício Pontes Jr. ao secretário especial de Defesa Social, Manoel Santino, responsável pela segurança pública no estado. Pontes alerta para ¿fatos graves em curso na região¿, a presença de policiais militares à serviço de latifundiários e menciona perigos contra a freira.