Título: CASO É DESTAQUE NA IMPRENSA INTERNACIONAL
Autor:
Fonte: O Globo, 15/02/2005, O País, p. 3

O Pará é uma região que, segundo ambientalistas e ativistas de direitos humanos, vive uma ¿crescente anarquia¿, de acordo com o jornal americano ¿Los Angeles Times¿, um dos muitos órgãos de imprensa que, mundo afora, registraram e repercutiram o assassinato da freira americana Dorothy Stang.

A notícia da morte foi publicada na primeira página da edição de ontem do ¿New York Times¿. A reportagem, que mereceu página inteira na seção internacional, observou que a freira ¿tinha relações tensas com a polícia local, que via nela uma agitadora social¿, detida certa vez ¿sob a suspeita de incitar violência e fornecer armas a grupos camponeses¿. Assim, afirma a reportagem, ela não podia contar com a proteção da polícia. O ¿New York Times¿ descreveu o assassinato da irmã Dorothy como um desafio às autoridades. Também a edição internacional do ¿Miami Herald¿ publicou a notícia em sua primeira página ontem.

O jornal britânico ¿The Independent¿ afirmou que o assassinato ¿lançou luz novamente sobre o fracasso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para acabar com extração ilegal de madeira¿. O jornal chamou Dorothy Stang de mártir e da Amazônia afirmou que o assassinato ressalta um problema para o governo: ¿Equilibrar um desejo de proteger a floresta tropical com a pressão para abrir trechos da floresta para apoiar um crescimento econômico forte, tal como exigido pelo Fundo Monetário Nacional¿.