Título: MISSIONÁRIA ESCREVEU CARTAS DE ALERTA
Autor:
Fonte: O Globo, 15/02/2005, O País, p. 3

Desde o ano passado, a missionária Dorothy Stang vinha alertando as autoridades estaduais para o risco de mortes na região de Anapu. Numa carta dirigida à Secretaria de Defesa Social (nome da secretaria de Segurança Pública no Pará), escrita no dia 19 de fevereiro de 2004, Dorothy não fala dos perigos que sofria, mas descreve o cerco de fazendeiros e madeireiros, relata as ameaças de morte a trabalhadores rurais e diz que o clima na região é de guerra. A carta foi escrita à mão e, segundo integrantes do Ministério Público, não teve resposta do governo estadual.

¿O povo não tem condições de ficar sempre apanhando dentro da área já credenciada pelo Incra (...) Como podem eles realizar este trabalho neste clima de guerra?¿, questiona a freira.

Dorothy foi tão detalhista que até mencionou os nomes dos algozes. ¿Na gleba Bacajá, localizada no município de Anapu, tem lote deste projeto sendo cobiçado por um madeireiro, Avelino Dedeo, da firma madeireira Gabriela¿, sustenta. Num outro trecho da carta ela informa que ¿famílias do PDS, lote 16, estão sendo ameaçadas por homens armados a mando de Avelino¿.

A carta faz parte do dossiê que deverá dar base ao pedido de federalização das investigações.