Título: Milhares de pessoas velam missionária no Pará
Autor:
Fonte: O Globo, 15/02/2005, O País, p. 3

O corpo de Dorothy Stang foi levado de avião de Belém para Altamira às 8h de ontem, depois de ser velado domingo à noite no bairro do Guamá, na periferia de Belém, próximo à sede das Irmãs Notre Dame, a ordem religiosa da missionária. Centenas de pessoas acompanharam o velório em Belém. A missa foi celebrada às 4h pelo arcebispo metropolitano de Belém, Dom Orani Tempesta.

Em Altamira, uma carreata acompanhou o caixão até a igreja da Imaculada Conceição. Mais de cinco mil pessoas assistiram à missa de corpo presente e, em seguida, cerca de duas mil foram ao aeroporto acompanhar o embarque do corpo.

Trabalhadores de toda a Transamazônica foram ao velório que teve ainda a presença de muitos religiosos. Uma bandeira brasileira foi posta sobre o caixão da missionária. Chegou a se pensar em levar, em carreata, o corpo de Altamira a Anapu, distante cerca de 140 quilômetros. Mas o governador do Pará, Simão Jatene, cedeu um avião.

Prefeita lembra empregos gerados por madeireiras

A prefeita de Altamira, Odileide Sampaio, afirmou que o crime é o resultado de diversas imprecisões a respeito de como se usar as terras da região.

¿ A indústria madeireira é o setor que mais emprega na região. Então temos que observar com cuidado a melhor forma de resolver os problemas econômicos locais ¿ disse ela.