Título: EMBAIXADOR DOS EUA COBRA RESOLUÇÃO
Autor:
Fonte: O Globo, 15/02/2005, O País, p. 3

Apesar de elogiar as iniciativas das autoridades policiais na investigação da morte da missionária Dorothy Stang, o embaixador dos Estados Unidos no Brasil, John Danilovich, cobrou a elucidação do crime. Ele lamentou a morte da freira e classificou o caso como ¿brutal e insano¿. Em nota, informou que a embaixada acompanhará as investigações de perto.

¿A embaixada dos EUA está acompanhando a investigação de perto, e sente-se encorajada pela rápida reação do governo brasileiro e da Polícia Federal. Estamos confiantes de que haverá investigação completa e detalhada desse assassinato e que os responsáveis serão trazidos perante a justiça¿, diz.

CNBB: religiosa foi vítima da luta dos pobres pela terra

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) também divulgou nota e o presidente da entidade, dom Geraldo Majella Agnello, afirmou que a religiosa foi mais uma vítima da luta dos pobres pela terra para trabalhar e viver da preservação da natureza. ¿Este vil assassinato, como tantos outros, que não são divulgados, traz novamente à tona, de maneira trágica, a questão da violência no campo e a urgência de soluções para dívidas sociais tão antigas e graves¿, afirmou dom Geraldo.

O presidente da OAB, Roberto Busato, também cobrou a punição rigorosa dos culpados e comparou a situação no estado com o Oriente Médio. A Anistia Internacional pediu um fim para o derramamento de sangue.