Título: PDS É ALTERNATIVA AOS ASSENTAMENTOS COMUNS
Autor:
Fonte: O Globo, 15/02/2005, O País, p. 3

Defendido pela missionária Dorothy Stang, o Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS) é uma alternativa aos projetos de assentamentos convencionais do Incra, adaptado para a região amazônica. Criado em 1999, o PDS era uma antiga reivindicação dos movimentos sociais, em especial dos ambientalistas. O modelo associa assentamento em área de preservação, com projetos de desenvolvimento sustentável, que não degradam o meio ambiente.

O assentamento onde Dorothy foi morta, de três mil hectares, surgiu em 2004 e era uma reivindicação antiga dos sem-terra. Fazendeiros tentam na Justiça reaver parte da área e chegaram a obter uma liminar. A freira morreu quando discutia a criação de uma cooperativa de assentados.

Nos PDS, são permitidos apenas planos de manejo sustentável e projetos alternativos, como, por exemplo, apicultura ou exploração do cipó para artesanato. Os projetos criados até hoje são em lugares que permitem ao assentado explorar espécies madeireiras e frutíferas. Também podem ser explorados seringais, castanhais e outras plantações que não agridem o meio ambiente.