Título: NO SUL, FORÇA MILITAR ASSEGURA PLANTIO
Autor:
Fonte: O Globo, 15/02/2005, O País, p. 8

A Fazenda Coqueiros, no município de Coqueiros do Sul, a 320 quilômetros de Porto Alegre, precisou novamente da proteção da Brigada Militar para plantar ontem 50 hectares de soja ao lado de um acampamento do MST em que estão cerca de mil colonos. No início da noite de sexta-feira os sem-terra invadiram a propriedade para impedir que os funcionários da fazenda realizassem o plantio.

¿ Colhemos o milho naquela área e decidimos ocupar a área com soja tardia porque ali, junto à área arrendada pelo MST, não dá para deixar vago. Quando viram que estávamos fazendo o plantio, resolveram fazer uma espécie de expedição punitiva ¿ reagiu ontem Félix Guerra, dono da Coqueiros, que tem quase sete mil hectares.

¿ O plantio foi uma provocação ao acampamento, porque não se faz plantio de soja nesta época ¿ disse um dos coordenadores estaduais do MST, Isaías Vedovatto.

MST vai continuar exigindo desapropriação de área

Segundo ele, o movimento vai continuar exigindo que o governo adquira as terras da fazenda, não apenas pela produtividade, mas também pelo interesse social:

¿ Numa área em que predominam pequenas propriedades não se admite um latifúndio como aquele. Não é cabível socialmente.

A Brigada Militar deixou a fazenda às 15h30m de ontem, após concluído o plantio.

¿ Chegamos lá no sábado à tarde e fizemos a contenção para evitar a repetição dos incidentes. Na semana passada, os acampados derrubaram novamente a cerca, que fora reposta por decisão da Justiça ¿ explicou o coronel Waldir Cerutti, da Brigada Militar.