Título: PM TIRA SEM-TERRA DE FAZENDA EM GO
Autor:
Fonte: O Globo, 15/02/2005, O País, p. 8

Cerca de mil trabalhadores ligados ao Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) foram retirados ontem pela Polícia Militar da fazenda Florzeira, em Campestre de Goiás, a 50 quilômetros de Goiânia. Os sem-terra haviam invadido a fazenda no domingo. A PM cumpriu mandado de reintegração de posse da área.

Ao final da desocupação, um militante do MST foi cercado por policiais do Batalhão de Choque. A polícia alegou que o sem-terra havia chutado um PM. Ninguém foi preso.

A invasão, segundo os sem-terra, foi para cobrar o cumprimento de acordo firmado em julho do ano passado, quando a Florzeira foi ocupada pela primeira vez. Essa invasão durou 11 dias e acabou após acordo que previa o assentamento de famílias no estado através da aquisição de terras, numa parceria entre os governos federal e estadual. Em novembro passado, os sem-terra invadiram o Incra para cobrar o cumprimento do acordo.

¿ Até agora nada foi cumprido ¿ afirmou um dos coordenadores nacionais do MST em Goiás, Valdir Misnerovicz.

O superintendente do Incra em Goiás, Ailtamar Carlos da Silva, o atraso no cumprimento do acordo deve-se à falta de recursos. Silva disse que o governo federal deve responder amanhã quanto enviado a Goiás para investir no acordo.